Um lendário "storyboard" para uma versão de cinema nunca concretizada de "Dune - Duna", do franco-chileno Alejandro Jodorowsky (1929), foi vendido na segunda-feira, em Paris, por 2,66 milhões de euros, muito acima da sua estimativa.
Trata-se de um guião detalhado com imagens do que deveria ter sido o filme ("storyboard", no jargão do cinema) de meados da década de 1970, cujo valor foi estimado entre 28 e 39 mil dólares [24,9 a 34,68 mil euros], segundo a Christie's, que organizou o leilão.
Os valores dispararam rapidamente e, no final, houve uma disputa entre dois compradores ao telefone. Finalmente, um norte-americano adquiriu a obra.
Os desenhos foram assinados pelo reputado autor francês de BD Moebius (Jean Giraud, que morreu em 2012) e pelo ilustrador suíço Giger (falecido em 2014), que depois criaria a criatura do filme "Alien, o Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott.
"Dune" é uma série de livros de ficção científica escritos pelo americano Frank Herbert a partir de 1965.
O cineasta franco-chileno Alejandro Jodorowsky queria fazer uma adaptação que nunca se concretizou por falta de dinheiro e este "storyboard" tornou-se um objeto de culto para os amantes da ficção científica.
O realizador David Lynch levou o projeto ao grande ecrã em 1984, com muito esforço, mas o resultado foi um fracasso de bilheteira com más críticas.
O canadiano Denis Villeneuve voltou a assumir o risco este ano, com grande sucesso de bilheteira e uma receção mais favorável da crítica.
Comentários