A lista das atrizes mais bem pagas do mundo é compilada anualmente pela revista "Forbes", que este ano regista que, apesar da discussão crescente em Hollywood sobre a disparidade de salários entre homens e mulheres, o valor acumulado das 10 atrizes com mais rendimentos desceu 16% em relação a 2016, de 205 milhões de dólares para 172,5 milhões.

Jennifer Lawrence, a campeã de 2015 e 2016, desceu para terceiro lugar, com 24 milhões de dólares, cerca de metade do valor do ano anterior. Sem nenhum "blockbuster" como "Os Jogos da Fome" ou a série "X-Men" em carteira, a faturação do ano deveu-se aos filmes "Mãe" e "Red Sparrow" e à associação publicitária à marca Dior.

Aos 28 anos, Emma Stone subiu ao podium das atrizes mais bem pagas do mundo, com 26 milhões de dólares, essencialmente devido ao imenso sucesso planetário do filme que protagonizou e lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz: "La La Land - Melodia de Amor", que arrecadou cerca de 445 milhões de dólares em todo o mundo.

Jennifer Anniston subiu ao segundo lugar da lista, com 25,5 milhões, menos pelos seus sucessos no cinema e mais por uma série de acordos publicitários com marcas como a companhia aérea Emirates, a Aveeno, a Smartwater e a Living Proof, de que era co-proprietária e que foi vendido à Unilever no final de 2016 por uma soma certamente avultada.

De salientar na lista a ausência de Scarlett Johanssen, presença habitual neste Top 10, e a entrada de Emma Watson, como protagonista o maior êxito mundial de 2017, "A Bela e o Monstro", que já faturou cerca de 1,26 mil milhões de dólares em todo o mundo.

A lista da Forbes é compilada a partir dos ganhos das atrizes pré-impostos nas suas várias atividades, dos resultados dos filmes nas bilheteiras e de entrevistas a analistas da indústria. Este ano, três mulheres ultrapassaram a marca dos 20 milhões de dólares de rendimento (menos uma que o ano passado) e 60% têm mais de 40 anos, um número apesar de tudo impressionante numa industria criticada por valorizar cada vez mais a juventude.

Todas as 10 são nomes de Hollywood. Atrizes exteriores ao eixo anglo-saxónico que têm sido presença regular nestas listas, como as asiáticas Fan Bingbing and Deepika Padukone, estão este ano fora da lista.

Eis a lista completa das 10 atrizes mais bem pagas do mundo em 2017.

1. Emma Stone (26 milhões de dólares)

2. Jennifer Aniston (25,5 milhões de dólares)

3. Jennifer Lawrence (24 milhões de dólares)

4. Melissa McCarthy (18 milhões de dólares)

5. Mila Kunis (15,5 milhões de dólares)

6. Emma Watson (14 milhões de dólares)

7. Charlize Theron (14 milhões de dólares)

8. Cate Blanchett (12 milhões de dólares)

9. Julia Roberts (12 milhões de dólares)

10. Amy Adams (11,5 milhões de dólares)

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.