«Será bíblico», afirmou o humorista britânico Ricky Gervais no Twitter, após ser confirmado que será ele o apresentador da cerimónia de entrega dos Globos de Ouro pelo terceiro ano consecutivo. E se em 2010, as suas piadas foram razoavelmente comedidas, no espetáculo de 2011 o comediante disparou em todas as direções num monólogo de abertura demolidor que fez os encantos dos espetadores mas provocou a polémica entre as estrelas de Hollywood.

Na altura, o próprio Philip Berk, presidente da Hollywood Foreign Press Association (a associação de Imprensa estrangeira sedeada em Hollywood), que promove o evento, afirmou que «ele definitivamente pisou o risco. E algumas das coisas que ele disse são completamente inaceitáveis. Mas é o Ricky... Eu não fazia a mais pequena ideia do que o Ricky ia dizer por isso tudo o que eu ouvi foi ouvido ao mesmo tempo que vocês. Quando contratamos o Ricky Gervais, temos de esperar o inesperado».

De qualquer forma, a projeção mediática do sucedido foi superior a tudo o que já se tinha assistido na cerimónia dos Globos de Ouro e a Hollywood Foreign Press Association votou em maioria no regresso de Gervais a anfitrião do espetáculo.

E a comprovar que o humorista não pretende ser mais comedido este ano está outro aviso que Gervais deixou no Twitter em relação ao colega que irá apresentar a cerimónia de entrega dos Óscares: «Acabei de dizer ao Billy Crystal que é bom que ele não use as minhas piadas sobre o Holocausto ou a pedofilia nos Óscares. Ele concordou (a sério)».

A 69 cerimónia anual de entrega dos Globos de Ouro decorrerá a 15 de janeiro de 2012.