Thierry Frémaux, diretor do festival de Cannes e do Instituto Lumière, que assinou a montagem e acrescentou comentários às escolhas dos filmes, estará na sessão de abertura no cinema São Jorge.

A Festa do Cinema Francês, que cumpre a 18.ª edição, começa em Lisboa, mas estender-se-á por mais 11 cidades, como Almada, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, até 12 de novembro.

Este ano, a mostra é apadrinhada pelo realizador Arnaud Desplechin, que estará em Lisboa na sexta-feira para a antestreia de "Os Fantasmas de Ismael", filme que abriu a mais recente edição do Festival de Cannes.

Entre os 52 filmes programados, 33 são antestreias, como “Le concours”, de Claire Simon, “Gauguin”, de Édouard Deluc, sobre a vida do pintor francês, “Corniche Kennedy”, de Dominique Cabrera, e “Django”, de Étienne Comar, filme que abriu o Festival de Berlim deste ano.

Está prevista ainda uma homenagem a Jean-Pierre Melville, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento, apresentando uma retrospetiva integral da sua obra, em parceria com a Cinemateca.

Paralelamente, estará patente ao público, na Plataforma Revólver, em Lisboa, a exposição de fotografias de Renaud Monfourny, cofundador da revista “Les Inrockuptibles”, com retratos de figuras conhecidas dos cinemas francês e português.

A Festa do Cinema Francês é organizada pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela rede de Alliances Françaises no país, em parceria com as cidades e as salas em que é apresentada.