Estrelas de Hollywood, dirigidas por Steven Spielberg, desembarcam esta semana no Canadá para o Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff). Segundo os organizadores, outro ponto forte desta edição é a forte presença do tema LGBTQ+ entre os 200 filmes da maior mostra cinematográfica da América do Norte.
A estreia mundial de "Os Fabelmans", de Spielberg, é uma grande conquista para o Tiff, já que o realizador de "Parque Jurássico" e "A Lista de Schindler" não costuma apresentar os seus filmes no circuito de festivais.
"Acho que Steven Spielberg... e a Universal [estúdio] conhecem o poder do público de Toronto, em termos de como reagimos aos filmes aqui", disse o diretor do festival, Cameron Bailey, à France-Presse.
Baseado na infância de Spielberg no Arizona, "The Fabelmans" explora os segredos de família de um jovem apaixonado por cinema e é protagonizado por Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen.
"Avanço" LGBTQ+
Na passadeira vermelha do Tiff devem passar estrelas como Jessica Chastain e Eddie Redmayne ("The Good Nurse"), Jennifer Lawrence ("Causeway"), Viola Davis ("The Woman King") e Nicolas Cage ("Butcher's Crossing").
Além disso, Sam Mendes, realizador britânico de "Beleza Americana" e "1917", receberá um prémio de homenagem à sua carreira na gala de domingo, antes de estrear na segunda-feira o seu novo filme, "Empire of Light", uma história de amor num belo cinema antigo na Inglaterra dos anos 1980.
Também será exibido "Glass Onion: Um Mistério Knives Out", dirigido por Rian Johnson e sequela de "Knives Out" lançado em 2019. Daniel Craig regressa ao papel do detetive rodeado por atores consagrados, como Edward Norton, Ethan Hawke e Jada Pinkett Smith.
Peter Farrelly, o realizador norte-americano vencedor do Óscar por "Green Book", apresentará "The Greatest Beer Run Ever", protagonizado por Zac Efron, Russell Crowe e Bill Murray.
Mas poucas celebridades provavelmente atrairão mais fãs e fotógrafos do que Harry Styles em "My Policeman", que estreia no domingo. Este filme narra um caso secreto entre dois homens na Inglaterra na década de 1950, numa época em que a homossexualidade ainda era ilegal.
"Já 'Bros' marca a primeira vez, pelo menos que eu saiba, que um grande estúdio de Hollywood fez um filme que é aberta e orgulhosamente gay", salienta Cameron Bailey.
O Tiff também apresentará outro filme nas cores do arco-íris, "The Inspection", que conta a história de um jovem afro-americano que se alista na Marinha dos Estados Unidos após ser expulso de casa pela sua mãe por ser gay.
O festival começa esta quinta-feira e termina em 18 de setembro.
Comentários