Durante dez dias, até 12 de setembro, o mítico Lido de Veneza tornar-se-á num ponto de referência para o mundo da cultura e do cinema ao aceitar o desafio de celebrar o primeiro grande evento internacional durante a pandemia.

Para isso, os organizadores e o diretor, Alberto Barbera, definiram um protocolo para receber tanto as estrelas como os realizadores, entre eles personalidades como a atriz australiana Cate Blanchet, presidente do júri.

Evitar contágios

As medidas deverão evitar os contágios num contexto preocupante devido ao facto de Veneza registar um aumento de novos casos.

Para aceder ao Lido de Veneza, às margens do mar Adriático, onde ocorre todo o festival, foram instaladas "nove entradas com 'scanners' térmicos", diz o protocolo.

Todos os hóspedes procedentes de países que não são da União Europeia deverão fazer um teste três dias antes de viajar e outros testes durante todos os dias da sua permanência em Veneza por conta do festival. No caso de terem resultados positivos, serão isolados.

Os convidados, entre eles as delegações dos filmes, as estrelas e os realizadores que os acompanham e que não pertencem aos países do Espaço Schengen, deverão fazer a segunda e terceira prova, usar máscara e manter a distância social além de evitar atividades relacionadas com o turismo.

Todas as salas de cinema e os meios de transporte local serão desinfetados regularmente.

O número de cadeiras nas salas de projeção será reduzido, assim como na sala de imprensa e nas conferências de imprensa.

"As salas ocupadas serão alternadas com as vazias", destaca a organização.

Passadeira vermelha sem público

O lendário desfile das estrelas pela passadeira vermelha até ao Palácio do Cinema, que também atrai fãs, será eliminado para o público. Apenas os fotógrafos poderão comparecer, os quais deverão manter a devida distância entre si.

As máscaras serão obrigatórias em todas as áreas externas. Haverá álcool gel à disposição do público, nas salas de projeção, nos acessos e corredores, em todos os pontos de reunião", diz o protocolo.

Tanto o público quanto os repórteres credenciados deverão reservar a sua vaga com antecipação online, na página www.labiennale.org.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.