Fanny Ardant vem ao Lisbon & Estoril Film Festival apresentar o seu novo filme "O Divã de Estaline" e traz consigo o protagonista Gérard Depardieu. A fita conta também no elenco com Emmanuelle Seigner, Joana de Verona e Paul Hamy e será exibida no dia 13 de novembro.

A longa-metragem é uma adaptação para o cinema do romance escrito em 2013 pelo francês Daniel Baltassat: "Le Divan de Staline", e foi rodada totalmente em Portugal. Numa residência secreta onde Estaline repousa por uns dias, um jovem pintor, Danilov, vem apresentar ao ditador o seu projecto artístico para um monumento póstumo à sua glória. Lidia, amante de Estaline, escolheu Danilov e o seu trabalho em detrimento de outros artistas e foi ela quem apresentou o pintor a Estaline. Ao fazer esta escolha, é também a sua vida que está em risco neste encontro, que se transforma num jogo de enganos, mentiras e terror.

Também a atriz Monica Bellucci passará pelo festival para apresentar "Malèna" e ter uma conversa com o público, no dia 5 de novembro. A organização do Lisbon & Estoril Film Festival pediu à atriz que escolhesse um filme para exibir no certame e Bellucci optou pela fita de 2000 de Giuseppe Tornatore, que conta uma história passada em plena Segunda Guerra Mundial, numa pequena vila localizada na Sicília, Castelcuto. Ali vive Renato, um rapaz de 13 anos que, de repente, tem a sua vida radicalmente transformada por uma descoberta que irá marcá-lo para sempre, uma descoberta chamada Malèna (Monica Bellucci).

O filme será exibido no festival, numa sessão especial, com apresentação da atriz, que também estará presente na Gala de Abertura. "Malèna" foi candidato ao Óscar de Melhor Fotografia e ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Monica Bellucci também participa no último filme de Emir Kusturica "On The Milky Road", que será exibido no festival e contará com a presença do realizador na sessão de apresentação.

O Lisbon & Estoril Film Festival decorre de 4 a 13 de novembro e divide-se entre vários espaços: Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Casino Estoril, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Trindade, Casa das Histórias Paula Rego, Cinemateca, Cinema NOS Cascais Shopping e P31 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Retrospetivas e homenagens

Para além de retrospetivas e homenagens a Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski , o LEFFEST apresentará também retrospetivas de Emir Kusturika, Teresa Villaverde - 'mais do que merecida', salientou - Pascal Bonitzer, Agustin Díaz Yanes e Daniel Rosenfeld.

O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague [Nova Vaga], será homenageado com uma retrospetiva completa da sua obra - cerca de uma centena de filmes - e um simpósio internacional.

Está também prevista a estreia mundial do filme "Pessoa/Lisboa", realizado por Alberto Ruiz de Samaniego e José Manuel Mouriño.

Em paralelo à exibição cinematográfica, o LEFFEST apresenta, como nas edições anteriores, iniciativas como exposições, conferências, leituras, apresentações de livros, e concertos.

Em competição na 10.ª edição do LEFFEST vão estar os filmes "American Honey", de Andrea Arnold, "Bangkok Nites", de Katsuya Tomita, "Christine", de Antonio Campos, "Dogs", de Bogdan Mirica, "Elle", de Paul Verhoeven, "El Futuro Perfecto", de Nele Wohlatz, "Harmonium", de Kôji Fukada, "Big Big World", de Reha Erdem, "Little Men", de Ira Sachs, "Nocturama", de Bertrand Bonello, "The Last Family", de Jan P. Matuszynski, "The Last of Us", de Ala Eddine Slim, e "Sand Storm", de Elite Zexer.

Fora de competição, além do filme de Mel Gibson, serão exibidos, entre outros, "Uma História Americana", de Ewan McGregor, "Até Nunca", de Benoit Jacquot, "Bacalaureat" de Cristian Mungiu, "Certain Women" de Kelly Reichardt, "Gimme Danger", de Jim Jarmusch, e "Hell or High Water", de David Mackenzie.

Nas exposições está prevista a mostra de fotografia "Chema Prado/Series" e o projeto expositivo de "A Entrevista", de Anabela Soares e Emir Kusturica, no Pavilhão 31 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, além do debate Cinema e Novas Tecnologias - As Sinergias do Futuro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.