O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) terá, durante este mês, um concurso público para seleção do conselho diretivo, atualmente presidido por Luís Chaby Vaz, foi hoje anunciado.

Num despacho publicado em Diário da República, lê-se que, nos próximos dez dias úteis, abrirá um concurso público para seleção do novo presidente do conselho diretivo do ICA, através da CReSAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Luís Chaby Vaz e Maria Mineiro foram nomeados, respetivamente, presidente e vice-presidente do ICA em maio passado, em regime de substituição, depois da demissão da anterior direção, liderada por Filomena Serras Pereira.

Antes de chegar ao ICA, Luís Chaby Vaz, 50 anos e licenciado em Direito, foi consultor de empresas, subdiretor do Teatro Nacional de S. João (Porto), vogal do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) e presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa.

Quando nomeou esta direção, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse que esperava dinamismo para "renovar as negociações" entre todos os parceiros da área do cinema de modo a atingir-se "um resultado equilibrado".

Em causa nessas negociações estava - e ainda está - a alteração da regulamentação da lei do cinema, cuja discussão se prolongou durante vários meses por discordância de posições entre diferentes agentes do setor.

A alteração legislativa, que tem implicações na realização de concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual, está ainda por aprovar e aplicar.