"Cold War - Guerra Fria" arrecadou esta noite os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Atriz (Joanna Kulig) e Melhor Montagem na cerimónia de entrega dos European Film Awards, os Prémios do Cinema Europeu.
O filme é o segundo grande êxito entre a crítica e no circuitos de festivais do cineasta polaco Pawel Pawlikowski, que deu nas vistas com "Ida", que em 2014 também conquistara cinco troféus na cerimónia dos Prémios do Cinema Europeu, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, e que acabaria por conquistar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
"Cold War - Guerra Fria" aborda um romance entre um casal muito diferente ao longo de vários anos da década de 50, e já valera a Pawlikowski o galardão de Melhor Realizador no Festival de Cannes, sendo o candidato da Polónia ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Marcello Fonte ganhou o troféu de Melhor Ator pelo italiano "Dogman", de Matteo Garrone, à imagem do que tinha sucedido em maio no Festival de Cannes. O galardão de Melhor Documentário foi para "Bergman - Um Ano, Uma Vida", de Jane Magnusson, e o de Melhor Longa-Metragem de Animação foi para "Mais um Dia de Vida", de Raul de la Fuente e Damian Nenow.
“Diamantino”, a primeira longa-metragem de ficção do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, estava nomeado na categoria de Comédia Europeia, na qual competiam também “O Espírito da Festa”, dos franceses Érice Toledano e Olivier Nakache, e “A Morte de Estaline”, do britânico Armando Iannucci, que levou o galardão.
“Aquaparque”, a estreia da atriz Ana Moreira na realização, estava nomeado na categoria de Curta-Metragem Europeia, na qual competiam mais 14 filmes e cujo vencedor foi "The Years".A curta, cuja ação se desenrola num parque aquático abandonado, recebeu em julho o prémio Kino Sound Studio do Curtas de Vila do Conde.
“Diamantino” venceu em maio o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes.
O filme, que se estreia a 4 de abril de 2019 em Portugal, conta a história de Diamantino, interpretado pelo ator Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça.
Além de Carloto Cotta, o elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.
Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como "Tristes Monroes" (2017) e "A History of Mutual Respect" (2010).
Conheça a de vencedores nas categorias principais:
MELHOR FILME
BORDER, de Ali Abassi
DOGMAN, de Mateo Garrone
FELIZ COMO LÁZARO, de Alice Rohrwacher
COLD WAR - GUERRA FRIA, de Pawel Pawlikowski - VENCEDOR
GIRL, de Lukas Dhont
MELHOR REALIZADOR
Ali Abbasi, por BORDER
Matteo Garrone, por DOGMAN
Samuel Maoz por FOXTROT
Pawel Pawlikowski, por COLD WAR - GUERRA FRIA - VENCEDOR
Alice Rohrwacher, por FELIZ COMO LAZZARO
MELHOR ATOR
Jakob Cedergren, por O CULPADO
Rupert Everett, por THE HAPPY PRINCE
Marcello Fonte, por DOGMAN - VENCEDOR
Sverrir Gudnason, BORG/MCENROE
Tomasz Kot, por COLD WAR - GUERRA FRIA
Victor Polster, por GIRL
MELHOR ATRIZ
Marie Bäumer, 3 DAYS IN QUIBERON
Halldóra Geirharðsdóttir, por WOMAN AT WAR
Joanna Kulig, por COLD WAR - GUERRA FRIA - VENCEDORA
Bárbara Lennie, por PETRA
Eva Melander, por BORDER
Alba Rohrwacher, por FELIZ COMO LÁZARO
MELHOR ARGUMENTO
Ali Abbasi, Isabella Eklöf e John Ajvide Lindqvist, por BORDER
Matteo Garrone, Ugo Chiti & Massimo Gaudioso, por DOGMAN
Gustav Möller & Emil Nygaard Albertsen, por O CULPADO
Pawel Pawlikowski, por COLD WAR - GUERRA FRIA - VENCEDOR
Alice Rohrwacher, por FELIZ COMO LÁZARO
MELHOR DOCUMENTÁRIO
A WOMAN CAPTURED, de Bernadett Tuza-Ritter
BERGMAN – UM ANO, UMA VIDA, de Jane Magnusson - VENCEDOR
OF FATHERS AND SONS, de Talal Derki
THE DISTANT BARKING OF DOGS, de Simon Lereng Wilmont
THE SILENCE OF OTHERS de Almudena Carracedo & Robert Bahar
Comentários