Wes Anderson está na disputa por "Ilha dos Cães", filme que abriu o festival e foi recebido com entusiasmo.
Com a obra de animação, o realizador norte-americano presta uma homenagem ao cinema japonês e imagina um local onde os cães são proibidos de entrar após uma gripe canina.
Outro favorito é "U - July 22", de Erik Poppe, que leva para o cinema o massacre executado em 2011 por um neonazi na Noruega, que deixou 69 mortos, principalmente adolescentes.
O filme acompanha Kaja, uma jovem fictícia que tenta escapar do massacre num plano sequência de 72 minutos, o tempo exato do ataque.
Rodado de acordo com os relatos de sobreviventes e parentes das vítimas, o filme recebeu a segunda melhor nota do painel de críticos formado pela revista especializada "Screen", após apenas da produção de Wes Anderson.
Outros destaques do festival foram "Museo", do mexicano Alonso Ruizpalacios, "Dont worry, he won't get far on foot", do norte-americano Gus Van Sant, sobre a vida do desenhador norte-americano John Callahan, tetraplégico e alcoólatra, interpretado por Joaquin Phoenis.
"3 Tage in Quiberon", retrato íntimo da atriz Romy Schneider, dirigido por Emily Atef, e "Dovlatov", sobre o escritor russo Sergei Dovlatov, também são filmes com boas hipóteses de prémios.
O Urso de Ouro será decidido pelo júri presidido pelo cineasta alemão Tom Tykwer, que também conta com, entre outros, a atriz belga Cécile de France, a produtora de "Moonlight" Adele Romanski e o historiador espanhol Chema Prado.
Comentários