O produtor e realizador João Viana estará em maio em Cannes para participar no encontro de produtores europeus de cinema, o "Producers On The Move", no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em França.

A associação European Film Promotion anunciou hoje que 20 produtores de cinema da Europa foram selecionados para aquele encontro, considerado uma plataforma que incentiva contactos com agentes da indústria cinematográfica para futuras coproduções, à margem do Festival de Cannes.

De Portugal estará presente João Viana, que há dez anos fundou em Lisboa a produtora Papaveronir, "para a produção de cinema de autor (ficção e documentário de criação), em estreita ligação com Paris e Berlim", lê-se na página oficial.

É produtor dos seus próprios filmes, como "A piscina", primeira curta-metragem, de 2004, "Tabatô", "A batalha de Tabatô" e "Our Madness".

Ao encontro em Cannes, João Viana levará pelo menos dois projetos, em fase de financiamento: "Kwanza", que ele assina, e "Onde Caminham Fantasmas", do realizador brasileiro Davi Pretto.

Este encontro anual, que decorrerá de 16 a 20 de maio, conta com apoio financeiro da União Europeia através do programa Creative Europe.

A cumprir 20 anos de existência, pelo Producers On The Move já passaram cerca de 400 produtores europeus, entre os quais Joana Ferreira, Nuno Bernardo, João Matos, Rodrigo Areias, Luís Urbano, Fernando Vendrell e Leonel Vieira.

Da associação European Film Promotion faz parte o Instituto do Cinema e Audiovisual.

O Festival de Cinema de Cannes está marcado de 14 a 25 de maio.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.