Após ser ignorado pelo National Board of Review (a mais antiga organização americana a distribuir prémios anuais de cinema) e pelo New York Film Critics Circle (a associação de críticas de cinema mais antiga e uma das que têm mais prestígio), "Joker" entrou na lista dos 10 melhores filmes de 2019 do American Film Institute (AFI).

Feita por um júri formado por administradores, bolseiros, artistas e críticos de cinema, o TOP 10 é visto como uma forte tendência do que podem vir a ser as nomeações para os Óscares da Academia de Artes e Ciências de Hollywood: desde que passou a escolher os melhores filmes em 2000, apenas "The Departed" (2006) e "Quem Quer Ser Bilionário" (2008) ganharam as estatuetas douradas sem estarem nas listas.

Por ordem alfabética, os 10 melhores filmes do AFI para 2019 são "1917" (realizado por Sam Mendes), "O Caso de Richard Jewell" (Clint Eastwood), "A Despedida" (Lulu Wang), todos com estreia portuguesa prevista em janeiro; "Era Uma Vez... em Hollywood" (Quentin Tarantino); "O Irlandês" (Martin Scorsese); "Jojo Rabbit" (Taika Waititi), que chegará em fevereiro; "Joker" (Todd Phillips); "Knives Out: Todos São Suspeitos" (Rian Johnson); "Marriage Story" (Noah Baumbach), disponível via Netflix a partir de 6 de dezembro; e "Mulherzinhas" (Greta Gerwig), que chega cá em janeiro.

Na lista, o filme mais barato foi "A Despedida", que custou três milhões de dólares, e o mais caro "O Irlandês", que ficou pelo menos pelos 150, seguido de "Era Uma Vez... em Hollywood" e "1917", à volta dos 100 milhões.

Ao longo das próximas semanas, dúzias de associações de críticos vão anunciar as suas escolhas dos melhores do ano, dando uma ideia mais concreta do panorama da temporada de prémios que culminará nos Óscares.

As escolhas para o pequeno ecrã

"Chernobyl", "Succession" e "Watchmen", três das grandes sensações televisivas dos últimos tempos, estão entre as 10 grandes séries de 2019 do AFI, tal como veteranas como a despedida de "A Guerra dos Tronos" e "Veep". São todas produções da HBO.

"The Crown" (Netflix), "Fosse/Verdon" (FX), "Pose" (FX), "Unbelievable" (Netflix) e "When They See Us" (Netflix) completam uma lista que exclui qualquer série transmitida nos quatro principais canais americanos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.