«The Travel Bookshop», toda uma instituição do pitoresco bairro de Notting Hill, deixará daqui a duas semanas de vender biografias de intrépidos exploradores, livros de viagens e guias dos cinco continentes, indicou hoje um responsável da livraria, citado pela agência Efe.

A colorida loja tornou-se um lugar de peregrinação para os milhares de fãs do filme, que obteve, após a estreia, em 1999, mais de 253 milhões de euros de receitas de bilheteira em todo o mundo.

A comédia romântica conta a história de amor entre uma famosa atriz norte-americana, interpretada pela igualmente famosa
Julia Roberts, e o livreiro londrino William Thacker, ao qual o ator britânico
Hugh Grant deu vida.

O par conhece-se precisamente quando a estrela de Hollywood entra na livraria de literatura de viagens, propriedade do despistado Thacker, para comprar um livro sobre a Turquia.

Apesar de no filme não aparecer realmente a livraria que agora fecha as portas, «The Travel Bookshop» serviu de inspiração para os seus argumentistas, o que rapidamente a transformou num dos lugares incontornáveis para os turistas que visitam o bairro londrino de Notting Hill.

O filme tornou também mundialmente famoso o multicultural e carismático bairro da capital britânica cujo nome adotou, fazendo disparar o preço das rendas das casas, sobretudo devido à «febre» que gerou entre os norte-americanos que se mudaram para Londres.

Embora dezenas de pequenas livrarias locais se tenham visto obrigadas a encerrar em todo o Reino Unido por causa da concorrência das grandes cadeias e das vendas pela internet, esse não parece ter sido o motivo que forçou à venda do emblemático estabelecimento.

O seu proprietário desde há 25 anos reside em França e decidiu desfazer-se de «The Travel Bookshop» porque o seu único filho não quer encarregar-se do negócio.

@Lusa