Os 1,489 mil milhões de dólares de "Top Gun: Maverick" não chegaram: "Avatar: O Caminho da Água" tornou-se oficialmente o filme de maior sucesso comercial de 2022.

Oficialmente com 1,51 mil milhões de dólares até quarta-feira, o filme de James Cameron também se tornou em apenas três semanas nos cinemas o 12.º mais rentável de sempre nas bilheteiras mundiais (valores não ajustados à inflação).

Os valores dividem-se entre 464,95 milhões nos cinemas dos EUA e Canadá, mais 1,051 mil milhões no resto do mundo.

O sucesso inclui Portugal: 656.589 espectadores viram o filme até 4 de janeiro (21.º dia de exibição), cada vez mais perto dos 715.132 espectadores de "Top Gun: Maverick".

Em dezembro de 2009, "Avatar" arrecadou uns relativamente modestos 77 milhões de dólares no primeiro fim de semana, mas acabaria por chegar, incluindo com os relançamentos, aos 2,92 mil milhões: é o mais rentável de sempre nas bilheteiras mundiais (valores também não ajustados à inflação).

Segundo várias fontes, o orçamento estimado de "O Caminho da Água" é 400 milhões e pelo menos mais 200 investidos em marketing, o que faz dele um dos filmes mais caros de sempre. Os 192 minutos, mais 30 do que o primeiro "Avatar", eram considerados um obstáculo ao sucesso comercial.

Em declarações que se tornaram virais durante a fase de promoção, James Cameron disse que a sequela precisava ser um dos maiores sucessos de bilheteira de todos os tempos para ser considerado um sucesso e justificar a produção do quarto e quintos filmes (já em adiantado estado de produção, "Avatar 3" chegará aos cinemas a 20 de dezembro de 2024).

O valor para o estúdio começar a recuperar o seu investimento foi na altura estimado em dois mil milhões de dólares, mas posteriormente vários analistas apontaram para os 1,4 mil milhões.

"O Caminho da Água" tem uma "via verde" para ainda subir mais no ranking das bilheteiras pois não tem competição de outra grande produção até à estreia de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" a 16 de fevereiro.