Gun Neutral é o nome da campanha criada por Carl McCrow para promover a redução de armas de fogo. O objetivo é que os cineastas que nela participem se comprometam destruir uma arma verdadeira por cada uma que apareça no seu filme.

Martin Scorsese é o primeiro realizador de grande mediatismo a aderir à iniciativa e o primeiro filme a adotar o programa é mais recente filme em que ele assume as funções de produtor: "Tomorrow", um drama de guerra sobre a forma como os soldados que regressam dos conflitos lidam com o stress pós-traumático, sendo assim expectável que muitas armas surjam no ecrã motivando dessa maneira a destruição de outras tantas a pedido do cineasta.

Em declaração ao jornal "The Independent", McCrow afirmou estar "muito satisfeito", sublinhando que "se pudessemos implementar este comportamento, quem sabe quantas vidas poderiam ser salvas? O facto é que é há demasiadas e que elas arruínam a vida das pessoas todos os dias".

Carl McCrow é um artista plástico britânico muito ativo nas campanhas anti-armamento, que está à frente da iniciativa One Less Gun, que destrói armas encontradas em zonas de guerra.

Scorsese popularizou-se com filmes bastante violentos, como "Os Cavaleiros do Asfalto" ou "Taxi Driver", mas já tem feito várias declarações públicas a denunciar a existência excessiva de armas de fogo na sociedade note-americana.

No mesmo sentido foram também declarações ao "The Guardian", de Liam Neeson, na sequência do massacre que vitimou os profissionais do "Charlie Hebdo". O ator irlandês, que ultimamente tem protagonizado muito filmes de ação com abundante uso de armas de fogo, afirmou que "há demasiadas armas por aí. Especialmente na América. Acho que a população é de cerca de 320 milhões. E há cerca de 300 milhões de armas de fogo, de propriedade privada, na América. Acho que é uma desgraça. Todas as semanas pegamos nos jornais e vemos que há mais uns quantos miúdos mortos nas escolas".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.