Com 22 filmes estreados entre 2008 e 2019, o Universo Cinematográfico Marvel foi sendo construído passo a passo, com as histórias e as personagens a entrecruzarem-se, repartidos em três fases distintas, com tudo a convergir para os eventos de “Vingadores: Endgame”.

Ao contrário do que se pensava até agora, esse filme, que estreia esta semana em todo o mundo, não será o último da terceira fase: segundo revelou este fim de semana em Xangai o presidente do estúdio (citado pela Newsweek), essa honra pertence a "Homem-Aranha: Longe de Casa", que chega aos cinemas portugueses a 4 de julho.

A primeira fase do Universo Cinematográfico apresentou as personagens mais relevantes em "Homem de Ferro" (2008) e a sequela (2010), "O Incrível Hulk" (2008), "Thor" (2011) e "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), antes de as juntar no épico “Os Vingadores” (2012).

Na segunda fase, de "Homem de Ferro 3" (2013) a "Homem-Formiga" (2015), adensaram-se histórias e personagens.

A começar por "Capitão América: Guerra Civil" (2016), a variedade é a tendência da terceira fase, com a abertura ao fantástico de Dr. Estranho e a tónica firme no humor de “Thor: Ragnarok”, com a relevância cultural de “Black Panther” a marcar o seu tempo e todas as histórias que vão culminar no épico “Vingadores: Endgame”.

"Homem-Aranha: Longe de Casa" parecia ser o início da quarta fase e com Kevin Feige a reconhecer que era a primeira vez que não é o caso, as contas dos fãs ficam baralhadas: tendo em conta o que o que aconteceu no final de "Vingadores: Guerra do Infinito", a história de "Homem-Aranha: Longe de Casa", que leva o super-herói e os seus amigos de liceu para a Europa, é uma prequela de "Guerra do Infinito" ou já uma sequela de "Endgame"?

A revelação também tem outra implicação: não existe nenhum filme da Marvel oficialmente anunciado e com data de estreia da quarta fase.

O estúdio apenas reservou datas: 1 de maio e 6 de novembro de 2020 (deixou cair 31 de julho); 12 de fevereiro, 7 de maio e 5 de novembro de 2021; 18 de fevereiro, 6 de maio e 29 de julho de 2022.

Entre os projetos referidos pela imprensa especializada estão "Black Window", à volta da personagem de Scarlett Johansson; "The Eternals", sobre os superhumanos Eternos e o confronto com os extraterrestres Celestiais; "Shang-Chi", o primeiro com super-heróis de origem asiática; e sequelas de "Doutro Estranho", "Black Panther" e "Guardiões da Galáxia".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.