A Marvel começou o seu "universo cinematográfico" com "Homem de Ferro" em 2008 e já ia em sete filmes quando a rival DC Comics arrancou em "Homem de Aço" em 2013.

O problema é que os fãs já estavam habituadas ao estilo da Marvel e ficaram divididos com o tom mais realista e negro dos filmes da DC Comics: ao primeiro filme com Henry Cavill como super-herói seguiu-se "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" (2016), introduzindo Ben Affleck como o Cavaleiro das Trevas e Gal Gadot como Mulher-Maravilha, e o mais arriscado "Esquadrão Suicida" (2016), que transformava um grupo de vilões em anti-heróis.

No entanto, muitos pensam que foi com "Mulher-Maravilha", lançado este verão, que se deu a mudança correta de rumo para o universo cinematográfico da DC Comics. E entre os que acham que o tom e estilo dos filmes anteriores não foram os melhores está o próprio Henry Cavill.

"Teríamos problemas mesmo que a Marvel não existisse. Havia um estilo que eles [DC] estavam a seguir, uma tentativa para ser diferente e olhar as coisas de uma perspetiva ligeiramente diferente, que não funcionou necessariamente. Sim, fez dinheiro mas não foi um sucesso de crítica; não deu a todos aquela sensação que os super-heróis devem dar ao espectador", afirmou numa entrevista de perfil publicada no The Rake.

O ator destacou ainda o 'timing': "Acho que é um momento maravilhoso para as heroínas. É a moldura perfeita no atual momento social, precisamos disto, queremos esta perspetiva e 'Mulher-Maravilha' chegou na altura ideal e tornou-se um sucesso fenomenal, o que é fantástico". Qualquer sucesso dentro do universo dos super-heróis, principalmente no universo DC, é maravilhoso, porque quero continuar a contar a história do Super-Homem; egoisticamente, isso é bom para mim".

"Sinto que agora fizeram-se os erros certos e não foram escamoteados e podemos começar a contar as histórias da forma que precisam de ser contadas. [...] 'Mulher-Maravilha' foi o primeiro passo na direção correta", completou.

Para confirmar se a lição foi aprendida, os fãs aguardam agora por "Liga da Justiça", que junta os super-heróis a apresente outros novos no universo cinematográfico. A estreia é já a 16 de novembro.