A história do engenheiro Simon Hart - como descrita no seu diário - desenrola-se numa altura  em que a Humanidade é  impulsionada por uma fé no progresso inevitável. Novas invenções surgiram como cogumelos depois da chuva e atraíram criminosos que as abusam...

Hart, juntamente com o seu mentor, o Professor Roch, são raptados pelo desonesto Count Artigas. Este alegado patrono da investigação do Professor é na realidade o cínico chefe de um bando de piratas, que afundam deliberadamente navios mercadores para lhes roubar a carga. O crédulo Roch não se apercebe que Artigas se quer apropriar do seu novo explosivo de modo a dominar o mundo. Hart, separado do velho cientista numa jangada improvisada, tenta arruinar os planos dos vilões e informar o resto do mundo das suas verdadeiras intenções.

Karel Zeman foi um verdadeiro sucessor de Georges Méliès e um feiticeiro do grande ecrã, como era apelidado, Karel Zeman era um brilhante pioneiro dos efeitos especiais no cinema e permanece ainda um dos poucos realizadores checos a ser mundialmente reconhecido nessa área.

"Journey to the Beginning of Time", que estreia em 1955, torna-se o primeiro filme de sucesso e também o que combina pessoas reais, animação e marionetas. Quatro anos depois, "A Invenção Diabólica" torna-o um sucesso mundial: é imediatamente vendido a 72 países e torna-se o filme checo com mais êxito de todos os tempos.

A seguir, continua a melhorar o seu uso, com grande sucesso, de efeitos especiais no ‘The Fabulous Baron Munchausen’ e nas duas adaptações de Jules Verne que se seguiram. Em meados de 1970,voltou a fazer apenas filmes animados. Morreu em 1989.

"A Invenção Diabólica" é exibido no âmbito da secção Históricos no Cinema Ideal (Lisboa) este sábado às 20h00.

Site oficial.

Trailer de "A Invenção Diabólica" (original).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.