Peter Mayhew, ator que deu corpo a Chewbacca em "Star Wars", morreu na passada terça-feira, dia 30 de abril. O ator tinha 74 anos e deu vida à personagem até ao filme "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força", de 2015.

A notícia foi confirmada pela família através das redes sociais do ator. Em comunicado, os familiares revelam que Peter Mayhew morreu na sua casa, no Texas. O site TMZ avança que o ator morreu na sequência de um problema cardíaco.

"A família de Peter Mayhew, com profundo amor e tristeza, lamenta partilhar a notícia de que Peter morreu. Deixou-nos na noite de 30 de abril de 2019, com a família a sua lado, na sua casa no norte do Texas", lê-se no texto publicado no Twitter.

Leia o comunicado da família do ator:

Peter Mayhew, com mais de dois metros e vinte de altura, ficou imortalizado na personagem do wookie Chewbacca e confessa que a única coisa que fez para conquistar o papel foi levantar-se quando George Lucas entrou na sala.

Harrison Ford, Anthony Daniels, Carrie Fisher e Peter Mayhew
Harrison Ford, Anthony Daniels, Carrie Fisher e Peter Mayhew

Chewbacca foi o grande papel da sua vida, tendo a participação em "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" sido dificultada pelo facto de uma artoplastia do joelho lhe dificultar a locomoção.

O ator britânico estreou-se em "Star Wars", o primeiro filme da série, escrito e realizado por George Lucas, que chegou às salas de cinema em maio de 1977. Seguiram-se “O Império Contra-Ataca”, “O Regresso de Jedi”, “A Ameaça Fantasma”, “O Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith”.

O ator vestiu a pele de personagem em todos os filmes da saga até  "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força", não tendo participado em "Han Solo: Uma História de Star Wars" e "Star Wars: Os Últimos Jedi".

"Ele colocava o seu coração e sua alma no papel de Chewbacca e isso era visível em cada frame dos filmes", frisa a família em comunicado.

O ator foi descoberto apenas um ano antes de se juntar à família de "Star Wars" pelo produtor Charles H. Schneer.

O ator teve a sua primeira participação no cinema em 1976 no filme "Sinbad and the Eye of the Tiger", de Ray Harryhausen. Em televisão, Peter Mayhew fez algumas participações em séries como "Donny & Marie", "Os Marretas" ou "Glee".

O funeral para amigos e família está marcado para o dia 29 de junho. De acordo com a imprensa norte-americano, será realizada uma outra despedida em dezembro, em Los Angeles.

As reações

Nas redes sociais amigos, colegas e fãs têm reagido à morte do ator de 74 anos.

"Um homem grande com um coração ainda maior", frisou Mark Hamill.

A conta oficial da saga "Star Wars" no Instagram também prestou uma homenagem ao ator.

“Um gigante gentil a interpretar um gigante gentil. Descansa em paz", escreveu Robert Iger, CEO da The Walt Disney, no Twitter.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.