A partir de domingo, e até 24 de agosto, haverá cinema todos os dias, num total de 13 filmes. Naquela que é a sexta edição, o Ciclo de Cinema do Museu de Lamego dedica ainda um dia à fotografia e ao cinema.

O Museu de Lamego lembra que Ingmar Bergman foi um “cineasta mundialmente famoso, lendário diretor de teatro e escritor excecional”, que nasceu a 14 de julho de 1918 e viveu até aos 89 anos.

“Pelo caminho deixou mais de 60 filmes, mais de 170 produções teatrais, tendo ainda escrito mais de cem livros e artigos”, refere.

Entre as obras mais famosas de Ingmar Bergman estão filmes como “O sétimo selo” (1957) ou “Morangos silvestres” (1957), que estarão em exibição durante o ciclo de cinema.

O museu recorda que, “a preto e branco ou a cores, Ingmar Bergman alternava as composições mais clássicas com experiências de difícil classificação”, como "A máscara" (também conhecida pelo seu título original de “Persona”), que hoje é considerada uma das obras-primas da sétima arte.

“Celebrado por fãs e críticos, continuando ainda hoje a fascinar e a chocar o público, Bergman venceu três Óscares de Melhor Filme Estrangeiro - em 1960 por ‘A Fonte da Virgem’, no ano seguinte por ‘Em Busca da Verdade e em 1983 por ‘Fanny e Alexandre’”, recorda.

Em 1997, foi homenageado com a "Palma das palmas", em Cannes, tendo sido “o único cineasta até hoje a vencer esse prêmio”, acrescenta.

O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego arranca domingo, com a exibição de “Um verão de amor” (1951), e termina a 24 de agosto, com o filme “Da vida das marionetas” (1980).

“Mónica e o desejo” (1953), “Uma lição de amor” (1954), “Sorrisos numa noite de verão” (1955), “A fonte da virgem” (1960), “O silêncio” (1963), “A máscara” (1966), “Lágrimas e suspiros” (1972), “Cenas da vida conjugal” (1973) e “Sonata de outono” (1978) completam a lista de filmes em exibição.

O dia 17 será dedicado a conversas sobre cinema e fotografia, com a participação de Fernando Cabral, do Cine Clube de Lamego, que falará sobre “Cinema em Lamego”, e do fotógrafo Júlio de Matos, que abordará o tema “A Fotografia nos Filmes de Ingmar Bergman”.

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.