De acordo com a decisão revelada pelo ICA, o novo concurso de apoio financeiro Ad-Hoc atribuiu um total de 198.461 euros a nove projetos que, pelas suas características, estão fora do âmbito dos programas financeiros habituais.

Entre as entidades apoiadas estão a empresa NOS Lusomundo, com sete mil euros para realizar a terceira edição dos Encontros do Cinema Português, que aconteceu a 06 de junho passado em Lisboa, e a realizadora Catarina Mourão, com 8.480 euros, para custear uma cópia restaurada do filme "A dama de Chandor".

O maior montante, com 50 mil euros cada, foi para a associação Os Filhos de Lumière, com o projeto de formação e educação "Crescer com o cinema", e para a Leopardo Filmes, pela organização do ciclo dedicado aos realizadores que antecederam a 'Nouvelle Vague'.

Cerca de 49 mil euros foram atribuídos à Associação Portuguesa de Realizadores para a iniciativa "ACID TRIP", de apresentação de três filmes portugueses em Cannes, a convite da ACID Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion.

O ICA apoiou ainda, entre outros, a associação Il Sorpasso, com dez mil euros para a Luso - Mostra Itinerante de Novo Cinema Português em Itália.

O programa 'ad hoc' é uma nova modalidade de apoio financeiro do ICA, para "apoiar financeiramente a concretização de iniciativas e projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor do cinema e do audiovisual", lê-se na página oficial do organismo.

No plano de concursos deste ano, este programa é dotado de 400 mil euros, a repartir em várias fases, tendo ocorrido agora a primeira, com 198.461 euros.

Podem ser apoiadas atividades como organização de seminários, exposições, eventos, edição de publicação, atrobuição de bolsas de especializaçãom ou aquisição de equipamentos. Ao programa podem candidatar-se pessoas e entidades com ou sem fins lucrativos.

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.