Vento, água, chuva, nevoeiro ou aromas, voar, cair ou acelerar, são algumas das sensações que se vão ter em salas de cinema NOS.

Graças a uma parceria com a CJ 4Dplex Co., os blockbusters vão poder ser vistos pela primeira vez em Portugal com a tecnologia 4DX.

A tecnologia 4DX é a primeira multidimensional adaptada ao cinema comercial, oferecendo ao público uma experiência audiovisual sem precedentes, com efeitos e sensações sincronizados com o filme.

Cada sala estará equipada para reproduzir mais de 20 efeitos diferentes, maximizando a sensação de envolvimento e integração no que se está a assistir no grande ecrã.

Para tal, as cadeiras são equipadas com um sistema eletrónico de movimentos que permitem simular inúmeras sensações, como voar, cair, acelerar ou travar.

Por outro lado, a sala permitirá ainda a recriar efeitos ambientais e contextuais, como vento, água, chuva, nevoeiro, aromas, entre outros.

Para Luís Roboredo Mota, administrador dos Cinemas NOS, "depois de termos lançado a experiência IMAX em 2013, a tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira."

Byung Hwan, CEO da CJ4Dplex., acrescentou no comunicado que "o 4DX tem mostrado fortes performances em toda a Europa - da República Checa à Inglaterra, passando pela Suíça, Hungria, Polónia e Roménia. Acreditamos fortemente que o 4DX também irá ser um sucesso em Portugal."

Atualmente, existem mais de 180 salas de cinema 4DX em 37 países, pelo que Portugal entra assim numa nova rota cinematográfica. As primeiras com esta tecnologia abrirão já durante o primeiro semestre deste ano, em Lisboa e no Porto.