Nos confins do espaço, um piloto americano chamado Peter Quill, que saiu da Terra em criança nos anos 80, é alvo de uma caça ao homem por ter roubado um objeto cobiçado pelo pérfido Ronan. Para lhe conseguir fugir, ele é forçado a contragosto a aliar-se a um grupo de desalinhados que inclui Gamora, uma mulher de pele verde que é a última sobrevivente da sua raça, Rocket, um guaxinim evoluído geneticamente que é um atirador exímio, Drax, um guerreiro gigantesco em busca de vingança, e Groot, um ser humanóide que se assemelha a uma árvore.

Quem se tiver perguntado quem era aquele ser estranho que aparecia no genérico final de «Os Vingadores» e o que estava a fazer Benicio Del Toro no genérico final de «Thor: O Mundo das Trevas», vai ter a resposta em «Guardiões da Galáxia», uma das apostas mais fortes e arriscadas da Marvel/Disney para 2014 no cinema. O filme baseia-se numa série de histórias de 2008 de um grupo de heróis espaciais relativamente pouco conhecidos da Marvel, criados em 1968.

O filme é realizado Por James Gunn ( «Slither - Os Invasores») e tem um elenco impressionante. Nos papéis principais surgem Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, a estrela do «wrestling Dave Bautista como Drax, Bradley Cooper como a voz de Rocket, Vin Diesel, por via do «motion capture», como Groot, e Lee Pace como Ronan. Além destes, surgem ainda Michael Rooker como o caçador de pele azul Yondu, Karen Gillan como a vilã Nebula, Djimon Hounsou como o soldado Korath, John C. Reilly como o agente da polícia galáctica Rhomann Dey, Glenn Close como a líder dessa força policial Nova Prime Rael, e o já referido Benicio del Toro no papel de uma entidade poderosa conhecido como Colecionador. A participação de algumas dstas personagens em filmes futuros da Marvel, embora não tenha sido assumida, é considerada uma forte possibilidade, tendo em conta o raciocínio de universo partilhado subjacente a esta linha de fitas de super-heróis da Marvel/Disney que culminou com «Os Vingadores».

o filme promete dosear acção com humor irreverente, e deve usar várias músicas dos anos 70 e 80, como a versão dos Blue Swede de «Hooked on a Feeling», visível no trailer.

«Guardiões da Galáxia» tem estreia internacional agendada para 1 de agosto e chega a Portugal logo a 7 do mesmo mês.