O filme português “A Herdade”, de Tiago Guedes, falhou a entrada no grupo dos 10 finalistas de onde vão sair em janeiro as cinco nomeações para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

Portugal aumenta para 36 o recorde do país que mais vezes submeteu sem sucesso filmes para conseguir a nomeação, no ano em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood mudou o nome da categoria, que se chamava Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Regina Pessoa recebe prenda no dia de anos: curta-metragem "Tio Tomás" é finalista à nomeação para os Óscares
Regina Pessoa recebe prenda no dia de anos: curta-metragem "Tio Tomás" é finalista à nomeação para os Óscares
Ver artigo

A organização que atribui os Óscares anunciou na segunda-feira à noite (16) às pré-nomeações em nove categorias, onde se destaca a presença curta-metragem de animação “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, da realizadora portuguesa Regina Pessoa.

Após a vitória de "Roma", de Alfonso Cuarón, no ano passado, na nova "short-list" para Melhor Filme Internacional estão os dois filmes que mais impacto têm causado nesta temporada de prémios: o sul-coreano "Parasitas", de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e o espanhol "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, com que Antonio Banderas recebeu o prémio de Melhor Ator no mesmo festival.

Na lista estão outros dois filmes também revelados em Cannes: "Les Misérables", de Ladj Ly (França), e "Atlantics", de Mati Diop (Senegal).

Também esperadas eram as presenças de "Those Who Remained/Akik maradtak", de Barnabas Toth (Hungria) e "Beanpole", de Kantemir Balagov (Rússia).

Os outros quatro títulos são "Corpus Christi", de Jan Komasa (Polónia), "The Painted Bird", de Vaclav Marhoul (República Chega), "Truth And Justice, de Tanel Toom (Estónia) e Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov (Macedónia do Norte).

As nomeações finais para todas as categorias da próxima edição dos Óscares serão anunciadas no dia 13 de janeiro de 2020, enquanto a cerimónia de entrega decorrerá a 9 de fevereiro, no Hollywood Dolby Theatre, em Los Angeles.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.