A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu expulsar Bill Cosby e Roman Polanski da sua lista de membros depois das várias acusações contra o ator e contra o realizador ao longos dos anos e das condenações de abusos sexuais.

"O Conselho continua a encorajar padrões éticos que exigem que os membros mantenham os valores da Academia e de respeito pela dignidade humana", frisa a Academia que organiza os Óscares em comunicado citado pela Variety.

No final de abril, o comediante norte-americano Bill Cosby, de 80 anos, foi condenado por abusar sexualmente uma mulher há 14 anos. O ator pode passar o resto da sua vida atrás das grades quando o juiz decidir a sua sentença por três crimes de agressão sexual agravada contra Andrea Constand.

Estas denúncias e o julgamento iniciado por Constand arruinaram a reputação do vencedor de vários Emmys, que de 1984 a 1992 interpretou Cliff Huxtable, um ginecologista e carinhoso pai de família na popular série de televisão "The Cosby Show".

Realizador Roman Polanski e o caso de abuso sexual:
Realizador Roman Polanski e o caso de abuso sexual:

Roman Polanski, que, para além do célebre caso em que admitiu ter tido sexo com uma rapariga de 13 anos nos anos 1970 e que o afastou dos EUA desde então com receio de ser detido ao regressar ao país, foi também já acusado de violação e assédio sexual por outras mulheres.

A decisão de expulsar um membro não é inédita - em outubro de 2017, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu expulsar Harvey Weinstein da sua lista de membros depois da revelação do escândalo que o envolve em várias acusações de assédio sexual ao longo dos anos.

Anteriormente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só  tinha expulsado o ator Carmine Caridi, em 2004, depois de se ter descoberto que emprestou a um amigo uma cópia de um filme nomeado aos Óscares que acabou por ser divulgada na internet (os estúdios fornecem aos membros da Academia cópias dos filmes nomeados mas as regras de visualização são rigorosas e só o votante pode ver os filmes em questão).

E apesar de ser entendimento comum que ser membro da Academia é uma função para a vida, as regras da organização contemplam a possibilidade de expulsões: "Qualquer membro da Academia pode ser suspenso ou expulso pelo Conselho dos Governadores. A expulsão ou suspensão requer o voto afirmativo de não menos que dois terços dos governadores".