A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a lista de nove finalistas que vão concorrer às cinco nomeações para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Entre eles não está "São Jorge", o filme de Marco Martins que valeu ao ator Nuno Lopes um prémio no Festival de Veneza de 2016.

Portugal manterá o recorde do país que mais vezes submeteu sem sucesso filmes à Academia para conseguir a nomeação: 34.

Todos os finalistas ganharam prémios em vários festivais: o grupo inclui por exemplo "Corpo e Alma", vencedor do Festival de Berlim e "O Quadrado", Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Existe ainda a curiosidade de estarem "L'insulte", do Líbano, que pode conseguir a primeira nomeação à 14ª candidatura, e "Félicité", do Senegal, país que concorre pela primeira vez.

Ausências notadas são as de "120 Batimentos Por Minuto" (França), "Happy End" (Áustria), de Michael Haneke, "First They Killed My Father" (Cambodja), de Angelina Jolie, "Wolf Warrior 2" (o maior sucesso comercial da China) e "A Ciambra" (Itália).

Foram 92 os países que submeteram filmes, o que constitui um recorde. Estes foram vistos e classificados por voluntários de todos os ramos da Academia (atores, realizadores, argumentistas, etc.). As pontuações determinaram seis filmes, a que se juntaram mais três escolhidos por um comité executivo especial.

Os cinco nomeados serão conhecidos a 23 de janeiro juntamente com as outras categorias. A cerimónia está marcada para 4 de março.

A lista de finalistas

* "Uma Mulher Fantástica" (Chile), realizado por Sebastián Lelio
* "In the Fade" (Alemanha), realizado por Fatih Akin
* "Corpo e Alma" (Hungria), realizado por Ildikó Enyedi
* "Foxtrot" (Israel), de Samuel Maoz
* "L'insulte" (Líbano), de Ziad Doueiri
* "Loveless" (Rússia), de Andrey Zvyagintsev
* "Félicité" (Senegal), de Alain Gomis
* "The Wound" (África do Sul), de John Trengove
* "O Quadrado" (Suécia), de Ruben Östlund