Não existe "nenhuma informação específica sobre ameaças" aos Óscares, indicam as autoridades policiais norte-americanas, mas vão ser tomadas todas as medidas de segurança.

A cerimónia de domingo vai ser a primeira desde os ataques terroristas de San Bernardino e Paris e mobilizará não só centenas de polícias, mas também equipas das forças especiais com coletes à prova de bala e equipamento tático e de vigilância sofisticada, bem como cães preparados para detetar bombas.

A área também terá muitas câmaras com imagens de qualidade HD e detetores de metais. Todos os carros vão ser revistados, em preparativos que um especialista em segurança com décadas de experiência comparou "aos de um estado militar".

Nada será deixado o acaso e "já não se podem correr riscos", ainda de acordo com a mesma fonte. Afinal de contas, trata-se do maior evento televisionado do mundo.

As firmas de segurança que vão estar envolvidas também já não fazem 'outsourcing' e todos os profissionais contratados serão agentes de autoridade de folga ou funcionários com quem já exista uma longa relação de trabalho.

A segurança do evento terá duas fases: a primeira é a preparação nos dias que antecedem os prémios e que é da responsabilidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; a segunda a que decorre no próprio dia, quando, logo de manhã, a zona será varrida pela Unidade de Contra-Terrorismo e Operações Sociais da Polícia de Los Angeles antes da segurança ser entregue à firma privada contratada. E depois disso, as forças policiais não deixarão de estar visíveis e à paisana.

Hollywood Boulevard entre Highland Avenue e Orange Drive já fechou às 22 horas de domingo e assim se vai manter até às seis da manhã de terça-feira, 1 de março. O tráfego de metropolitano para Hollywood/Highland também fechou no sábado e só vai reabrir às seis da manhã de segunda-feira, 29 de fevereiro.

A cerimónia dos Óscares começa no domingo, 28 de fevereiro, quando foram 17h30 em Los Angeles, uma e meia da manhã em Portugal continental.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.