A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de congratulação apresentado pelo PS pela distinção da cineasta Rita Azevedo Gomes no Festival Internacional de Cinema de Las Palmas.

“A Portuguesa”: filme de Rita Azevedo Gomes vence Festival de Cinema de Las Palmas
“A Portuguesa”: filme de Rita Azevedo Gomes vence Festival de Cinema de Las Palmas
Ver artigo

“No passado dia 30 de março o cinema português foi mais uma vez distinguido com a entrega do Prémio Lady Harimugada de Ouro à cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes, pela obra ‘A Portuguesa’, na 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Las Palmas”, refere o texto do texto do voto.

Inspirado num conto de Robert Musil, com adaptação e diálogos da escritora Augustina Bessa-Luís, a longa-metragem tem como objeto a união entre uma portuguesa e o seu marido Von Ketten, no século XVI, no norte de Itália, durante a disputa pelas forças do Episcopado de Trento.

“A Assembleia da República saúda Rita Azevedo Gomes e congratula-se com o prémio obtido na 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Las Palmas, estendendo o seu reconhecimento a todos os cineastas, pela qualidade e valor da criação cinematográfica portuguesa”, refere o voto hoje aprovado.

O prémio foi anunciado em 30 de março e o júri justificou a distinção com “o rigor, lucidez e sensibilidade da autora para fazer conviver o classicismo com a modernidade numa crónica histórica”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.