O Plano Nacional de Cinema (PNC), criado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Ministério da Educação e Ciência, será semelhante a um programa que já existe desde 1998 no Algarve, intitulado «Juventude Cinema Escola».

O projeto algarvio foi liderado por Graça Lobo, antiga responsável pelo Cineclube de Faro, que coordenará agora o PNC.

A apresentação do PNC hoje na Cinemateca, em Lisboa, contou com o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, com a secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, e com Graça Lobo.

Entre os filmes sugeridos pelo plano constam, por exemplo, «Aniki Bobó», de Manoel de Oliveira, «O Garoto de Charlot», de Charlie Chaplin, «Serenata à Chuva», de Stanley Donen e «Eduardo Mãos de Tesoura», de Tim Burton.

Há também filmes de João Salaviza, Regina Pessoa, José Miguel Ribeiro, Luís Filipe Rocha e Fernando Lopes.

A ideia do PNC já tinha sido anunciada antes por Francisco José Viegas e está inscrita na nova lei do cinema e do audiovisual, com o objetivo de impulsionar a criação de novos públicos e sensibilizá-los para as práticas cinematográficas e, em particular, para o cinema português.

Durante o presente ano letivo, o PNC estará em funcionamento em 23 estabelecimentos de ensino públicos e privados em todos os distritos, sendo que nos de Lisboa e Faro estão previstas seis escolas e no Porto duas escolas.

«Em cada uma das escolas o plano será desenvolvido por um professor coordenador, sob a direção e com a responsabilidade do diretor da escola ou do agrupamento», referiram as tutelas da Cultura e Educação.

Tendo como exemplo o que foi desenvolvido no Algarve, o projeto «Juventude Cinema Escola» incluía, ao longo do ano letivo, atividades em que os alunos tomavam conhecido da história do cinema e eram incentivados a criar clubes de cinema nas escolas.

Se o projeto-piloto do PNC correr bem, será alargado aos restantes níveis de escolaridade, incluindo os primeiros anos do ensino básico, referiram os responsáveis.

De acordo com a tutela, o programa «Juventude Cinema Escola» no Algarve originou a criação de disciplinas opcionais relacionadas com a sétima arte.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.