Num curto comunicado enviado à agência Lusa, a exibidora afirmou que «vai ter que aumentar os bilhetes de cinema refletindo o aumento do IVA».

«No entanto o impacto da subida para 13 por cento é naturalmente menor do que o inicialmente previsto de 23 por cento, uma vez que os aumentos se vão situar entre os 40 e os 60 cêntimos por bilhete», referiu.

O Parlamento aprovou na segunda-feira a tributação de 13 por cento de IVA nas atividades culturais, uma proposta apresentada pelo PSD e pelo CDS-PP.

A proposta inicial do governo era subir a taxa de IVA das atividades culturais de seis para 23 por cento, mas acabou por se chegar à proposta da taxa intermédia.

Esta subida do IVA abrange, por exemplo, os bilhetes para concertos, espetáculos de teatro ou dança, sessões de cinema e entradas em museus. A taxa de IVA para o setor livreiro mantém-se nos seis por cento.

A ZON Lusomundo é líder na exibição de cinema comercial em Portugal com uma rede de 213 salas de exibição em 2010.

De acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, entre janeiro e outubro deste ano a ZON Lusomundo registou 7,1 milhões de espetadores e somou 36,8 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

Na rede ZON Lusomundo o preço dos bilhetes de cinema varia consoante o filme em cartaz, encarecido quando é em 3D, e consoante os descontos, mas situa-se entre os 4,90 euros e os 8,10 euros.

@Lusa