O Tio Óscar

Segundo uma das lendas contadas em Hollywood, o prémio da Academia foi batizado com o nome de Óscar depois de uma bibliotecária - e depois diretora-executiva - da instituição Margaret Herrick, ter dito que a estatueta era parecida com o seu tio Oscar.

Outra teoria é de que a lendária atriz Bette Davis terá comentado que a estatueta lhe lembrava o seu primeiro marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr., embora ela tenha vindo a negar essa informação.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adotou o nome oficialmente em 1939, 10 anos depois da data inicial da entrega dos prémios.

Um peso pesado

A estatueta é feita em bronze sólido e banhada a ouro de 24 quilates. Mede 34 cm e pesa 3,8 kg.

A fundação Polich Tallix Fine Art Foundry, situada em Nova Iorque, demora cerca de três meses para fazer o lote de 50 estatuetas. Mais de 3.140 prémios já foram entregues desde 1929.

A estatueta representa um cavalheiro que carrega uma espada sobre uma bobina de filme com cinco vincos, que fazem referência aos pontos fundamentais para a Academia: atores, realizadores, produtores, técnicos e argumentistas.

O custo de cada uma delas é estimado em 400 dólares (365 euros), segundo o site WalletHub.

Os recordistas

Meryl Streep é a atriz com o maior número de nomeações na categoria de interpretação, com 21. Ela e Jack Nicholson - o homem mais nomeado, por 12 vezes - têm cada um, respectivamente, duas estatuetas de melhor atriz/ator e uma de atriz/ator secundários.

Walt Disney é, por sua vez, a pessoa da indústria do cinema com a maior quantidade de Óscares. Ele ganhou a estatueta 22 vezes e recebeu da Academia quatro prémios de honra.

Katharine Hepburn foi a maior vencedora de prémios de interpretação, tendo recebido quatro estatuetas, enquanto Daniel Day-Lewis foi o único a vencer por três vezes o prémio de Melhor Ator.

Jovens e velhos vencedores

A pessoa mais jovem a receber um Óscar foi Shirley Temple, que tinha apenas seis anos quando foi premiada em 1935. Na época, a atriz recebeu um prémio em homenagem à sua interpretação do ano anterior.

A mais jovem a ganhar um prémio de competição foi Tatum O'Neal, que tinha 10 anos quando recebeu o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu trabalho em "Lua de Papel", em 1974.

No extremo oposto, o mais velho a receber uma estatueta da Academia foi o ator Christopher Plummer, que tinha 82 anos quando recebeu o prémio de Melhor Ator Secundário por "Assim é o Amor", em 2012.

Custos hollywoodescos

O custo total da ceriménia é estimado em 44 milhões de dólares (40 milhões de euros), segundo o site WalletHub, incluindo US$ 24.700 dólares ( 23 mil euros) apenas para a passadeira vermelha.

A instalação da passadeira, que tem mais de 1.500 m2 - e que terá uma parte reciclada e outra doada para ONGs - requer 900 horas de trabalho e uma equipa de 18 pessoas.

No Dolby Theater, onde a cerimónia acontecerá, são usados seis quilómetros de fios elétricos, além de 32 mil grampos, 12 mil flores e mais de 55 litros de material de pintura.

A cada ano, a indústria cinematográfica investe mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na divulgação dos filmes nomeados aos Óscares, o que representa um aumento de mais ou menos 15 milhões (13,7 milhões de euros) nas bilheteiras para o vencedor e um aumento de 20% nos cachets dos atores premiados.

Outra grande vencedora é a cidade de Los Angeles, que recebe cerca de 130 milhões de dólares (119 milhões de euros) na sua economia por causa da cerimónia.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.