Foi a 29ª cerimónia anual dos Golden Raspberry Awards, e este ano teve contendores de peso aos galardões, pelo menos em termos de falta de qualidade. John Wilson, criador dos prémios, disse há algumas semanas à CNN que «este ano não foi só a economia que caiu, mas também a qualidade da oferta cinematográfica. Sugiro que guardem todos os objectos cortantes antes de colocarem os DVDs no leitor».

Sem surpresas de maior, o grande vencedor da noite foi também o filme mais nomeado:
«O Guru do Amor», de
Mike Myers, em Portugal lançado directamente em DVD. Foi premiado com os troféus para Pior Filme, Pior Actor (para Myers) e Pior Argumento (para Myers e Graham Gordy).


Paris Hilton acumulou as distinções de Pior Actriz, por
«Hottie & the Nottie», Pior Actriz Secundária, por
«Repo: The Genetic Opera», e ainda, em parceria com Christine Lakin e Joel David Moore (à escolha do votante), pior casal no ecrã, pelo primeiro filme.

Como Pior Actor Secundário, a escolha parece ter sido quase unânime:
Pierce Brosnan, pela sua performance involuntariamente risível em «Mamma Mia».

Mas que não se pense que os grandes «blockbusters» de nomes consagrados não têm lugar na cerimónia deste ano. O laureado com o Razzie para Melhor Prequela, Remake, Rip-off ou Sequela foi nada menos que
«Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal», de Steven Spielberg, o filme mais aguardado do ano e que foi um desapontamento para muita gente.

O grande «homenageado» da noite, porém, foi
Uwe Boll que, além de ganhar o troféu de Pior Realizador de 2008 por «1968: Tunnel Rats», «In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale» e «Postal», ainda foi galardoado com o prémio de carreira de «Pior Realizador Vivo do Planeta».

E ao contrário dos seus colegas, que, como habitualmente, não apareceram na cerimónia, o cineasta teve «fair-play» e enviou um vídeo com uma mensagem sua, gravada num cenário a imitar o Darfur, em que recusava a distinção dizendo que os Razzies lhe tinham arruinado a carreira e que nunca regressaria aos EUA.

Os prémios foram votados pelos cerca de 740 membros da associação Golden Raspberry Award Foundation, que já começou a prever alguns dos nomeados
«Sexta-Feira 13»,
«Noivas em Guerra» e «Hannah Montana: The Movie».

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.