Os pormenores de "Dune: Parte 2" estão adiantados e a rodagem vai começar "no final do verão" deste ano, prometeu o realizador Denis Villeneuve.

"Direi que está praticamente projetado. O que nos ajuda neste momento é que é a primeira vez que revisito um universo. Portanto, estou a trabalhar com a mesma equipa, toda a gente sabe o que fazer, sabemos como será o aspeto. O filme será mais desafiante, mas sabemos por onde estamos a entrar. E o argumento está escrito. Portanto, sinto-me confiante", revelou o realizador à revista britânica Empire.

"Sinceramente, a única grande coisa desconhecida para mim neste momento é a pandemia", acrescentou.

O realizador também diz que fará escolhas mais ousadas: "No segundo, quero ter mais flexibilidade e será possível aprofundar um pouco mais alguns desses detalhes".

A importância do clã Harkonnen , o vilão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård) e o seu sobrinho Glossu (Dave Bautista) estão entre os detalhes a expandir.

"É como um jogo de xadrez. Serão introduzidas algumas personagens novas na segunda parte e uma decisão que tomei muito cedo foi que esta primeira parte seria mais sobre Paul Atreides [Timothée Chalamet] e a Bene Gesserit [Rebecca Ferguson] e a sua experiência de estar em contacto pela primeira vez com uma cultura diferente. Na segunda parte, haverá muito mais coisas Harkonnen", explicou Villeneuve.

"Dune - Duna" está nomeado para dez Óscares, incluindo Melhor Filme. A "Parte 2" tem estreia prevista nos cinemas para 20 de outubro de 2023.