Apesar das gigantescas campanhas de marketing e da estreia em muitas salas de cinema, ainda não será "Star Wars: Os Últimos Jedi" a conquistar os espectadores chineses para as aventuras na galáxia muito distante.

A nível mundial, o filme já passou os mil milhões de dólares, entrando na lista dos 20 mais rentáveis das bilheteiras modernas. A China é o segundo maior mercado de cinema do mundo e o último grande território onde faltava lançá-lo, mas os dados do China Box Office mostram que rendeu apenas 8,28 milhões de dólares, o que inclui as sessões especiais e da meia-noite.

O valor perde para a segunda semana de exibição de uma comédia romântica chinesa, "The Ex-File: The Return of the Exes", que manteve o segundo lugar, com o equivalente a 15,7 milhões, e um total ao fim de oito dias de 129 milhões.

Numa comparação extrema, em maio do ano passado, "Velocidade Furiosa 8" conseguiu a melhor estreia de sempre de um filme estrangeiro no país asiático, ao alcançar os 55 milhões de dólares no primeiro dia de exibição.

A desilusão assenta no facto de que os filmes da trilogia original, "A Guerra das Estrelas" (1977), "O Império Contra-Ataca" (1980) e "O Regresso de Jedi" (1983), não estrearam na China porque o mercado não estava aberto a filmes americanos.

A segunda trilogia, lançada entre 1999 e 2005, já chegou ao gigantesco país, mas além de não ser tão elogiada como a primeira, o mercado ainda estava longe de se vir a tornar o segundo mais importante a nível mundial.

Muitas pessoas na China continuam a não estar a familiarizadas com as personagens e o universo de "Star Wars" e antes da estreia de "O Despertar da Força" no início de 2016, a Disney gastou muito em marketing para tornar os filmes anteriores mais acessíveis, mas no fim, só vieram daquele país 124 milhões dos 2,06 mil milhões de dólares de receitas a nível mundial, o que foi considerado uma desilusão.

"Rogue One", o primeiro "spin-off" correu ainda pior: apesar de ter duas estrelas locais em papéis significativos, Donnie Yen e Jiang Wen, só conseguiu 69,5 milhões.

A assinalar o progressivo declínio, as sessões da meia-noite de "Os Últimos Jedi" renderam apenas 560 mil dólares, enquanto as de "O Despertar da Força" ainda chegaram aos 2,5 milhões.