Com narração ao vivo por
Anthony Daniels (o actor que deu vida a C-3PO nos seis filmes), a participação da Royal Philharmonic Concert Orchestra e um coro, acompanhados por sequências de trechos dos filmes, especialmente editados para este espectáculo, projectados em ecrãs LED de alta definição com a altura de três andares – os maiores alguma vez utilizados numa digressão. A música ao vivo e os elementos do filme são sincronizados prometendo uma experiência multimédia inigualável.

A par do concerto o público terá acesso a uma exposição exclusiva de figurinos, acessórios, artefactos, elementos de cenário e vídeos de bastidores especialmente criados a partir dos arquivos da Lucasfilm. Muitas dessas peças saíram do Rancho Skywalker pela primeira vez. A exposição apresenta muitos objectos particularmente adorados pelos fãs bem como muitas novidades nunca antes vistas, entre as quais:

- Figurinos completos dos Mestres Jedi Kit Fisto e Plo Koon.

- Manuscritos originais de
John Williams para a música de
«Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma», exibidos pela primeira vez.

- Adereços nunca antes expostos ao público, como as armas «blaster» e os capacetes de Coruscant, Tatooine e de outros lugares icónicos do universo «Star Wars».

«Star Wars: In Concert», exibido nos dias 22 e 23 de Março no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, é uma produção Another Planet Touring em associação com a Lucasfilm Ltd. As actuações ao vivo são conduzidas por
Dirk Brossé e a direcção de produção está a cargo de Steve Cohen.
«Star Wars in Concert» teve a sua estreia absoluta na 02 Arena em Londres a 10 e 11 de Abril de 2009.

Em Portugal, o evento é organizado pela Mandrake (que já trouxe ao nosso país espectáculos tão diversos como os de Charles Aznavour, Fura del Baus e "A Ópera do Malandro") e tem o apoio da SAPO, TMN e MEO.