As galáxias "Star Wars" e "Star Trek" enfrentaram-se na quinta-feira à noite.

As hostilidades foram iniciadas por William Shatner, o ator que interpretou o Capitão Kirk original na série "Star Trek" dos anos 1960 e ainda em sete filmes entre 1979 e 1994.

O ator resolveu provocar Mark Hamill, Carrie Fisher e Peter Mayhew pelo Twitter, recordando-lhes que 17 de novembro era o feriado wookie "Life Day" e principalmente o 38º aniversário do famoso programa "Star Wars Holiday Special", que considerou duas horas da sua vida perdidas.

Poucos minutos depois, Mayhew agradeceu e aproveitou para devolver o elogio, recordando a Shatner um ponto baixo da sua carreira, "Star Trek V: A Última Fronteira", que também definiu como duas horas perdidas mas reconhecendo ao colega uma consolação: 'Pelo menos recebes 'royalties''.

Exibido apenas uma vez na televisão americana a 17de novembro de 1978 e agora muito procurado na internet, o mítico "Star Wars Holiday Special" mostrava Chewbacca e Han Solo a visitarem Kashyyyk, o planeta do wookie, para festejar o "Life Day", quando eram perseguidos pelas forças do Império.

O especial mostrava ainda a família de Chewbacca, bem como Boba Fett, além de Luke Skywalker, C-3PO, R2-D2, Darth Vader, uma princesa Leia cantora e Stormtroopers dançarinos.

Feito com pouco envolvimento de George Lucas, que comentou que gostaria de eliminar todas as provas da sua existência, é considerado um grande embaraço na história de "Star Wars".

Já Shatner realizou "Star Trek V: A Última Fronteira" em 1989, um grande fracasso comercial arrasado pelos críticos e fãs, que o consideram um dos pontos mais baixos da saga, que vinha do aclamado "Star Trek IV: Regresso à Terra" (1986).

A sinopse oficial anunciava que o "Capitão Kirk em férias enfrenta dois desafios: escalar o El Capitan da cordilheira Yosemite e ensinar canções de escuteiros a Spock".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.