Um dia teria de ser e parece que finalmente aconteceu: apareceu a primeira imagem de Henry Cavill como Super-Homem com o bigode que se tornou viral.

O exclusivo é do Reel Anarchy, que reconheceu estar a partilhar no dia 1 de abril mas não era uma partida e a imagem era mesmo legítima.

Um plano mais próximo revela os pontos CGI no rosto do ator, que permitiram aos artistas digitais em pós-produção anexar um modelo digital criado com o auxílio da tecnologia de captura de movimentos para limpar o "excesso capilar".

O Reel Anarchy acrescenta que é provável que a imagem clandestina do ator, claramente tirada num estúdio de pós-produção, seja de uma sessão de teste porque a data é "9-8-17" ou seja, pode ser 9 de agosto ou 8 de setembro de 2017.

A história é bem conhecida pelos fãs da DC Comics: Henry Cavill começou a deixar crescer o bigode por causa do filme "Missão: Impossível – Fallout" e este tornou-se viral quando, no verão de 2017, foi necessário fazer fazer mais cenas para "Liga da Justiça", onde naturalmente o Super-Homem aparece de cara limpa.

Proibido pela Paramount de rapar o bigode, teve de ser a Warner Bros a gastar dinheiro para o remover do seu filme, com efeitos especiais que foram ridicularizados nas redes sociais.

Em março de 2018, quando acabou o trabalho em "Missão: Impossível - Fallout", Henry Cavill surgiu finalmente de cara limpa, mas prestou homenagem ao famoso bigode, "barbeado, mas não esquecido", com direito a depoimento e montagem dos melhores momentos.

"Olá, não fiquem alarmados. Sou eu, Henry Cavill. Por vezes super-herói e antigo agente secreto. Mas agora, completamente barbeado. Eu sei, é difícil reconhecer-me sem o grande bigode. Às vezes até eu tenho dificuldades em reconhecer-me. Para mim é difícil de admitir: isto não são efeitos especiais. Realmente desapareceu. No entanto posso dizer-vos, irei recordá-lo para sempre".

Recorde a homenagem.

Alguns meses antes, em novembro de 2017, quando estreou "Liga da Justiça", um artista de efeitos especiais que trabalhou no filme deu alguns esclarecimentos sobre o fiasco do bigode no Reddit, revelando que tudo começou a correr mal porque o estúdio Paramount não quis que o ator usasse um bigode falso no sexto "Missão Impossível".

"Como um fã, fiquei chateado. A Paramount devia tê-lo barbeado e colocado um [bigode] falso para 'MI6'. Ridiculamente mesquinho da parte deles. Fizemos testes nas cenas do Super-Homem já filmadas para também adicionar uma barba para mostrar à equipa MI6 na Paramount que era muito mais fácil e a Warner Bros ofereceu-se para pagar todas as despesas da adição. Disseram que não", explicou esta fonte, que assinou como LDN_Film, mas cuja legitimidade foi comprovada pelo Reddit.

Se "Liga da Justiça" tivesse sido adiado para 2018, acrescentou, o trabalho de remoção do bigode "teria sido indetetável", mas havia um limite temporal: a Warner Bros. queria manter a data de estreia para 16 de novembro.

Portanto, foram apenas três meses e três empresas de efeitos especiais só para tratar do assunto e este artista admitiu que ficou chocado com algum do trabalho final.

"Vi-o com a equipa e outra vez hoje. A nossa equipa fez muito trabalho de remoção da barba e substituição do resto no Super-Homem e estávamos orgulhosos das nossas cenas e que os espectadores em geral não fossem notar demasiado. Não tenho a certeza que outro estúdio fez aquela cena inicial com o telemóvel [em que o Super-Homem fala com duas crianças] mas é pavorosa. Não devia ter sido aprovada internamente, muito menos chegar ao ponto de entrar no filme. Isso chocou-me um bocado. Estávamos todos a olhar uns para os outros quando o filme começou tipo 'Que raio é isto?!'".

Para os fãs no Reddit que perguntaram se o trabalho seria melhorado para a edição em Blu-ray release, "LDN_Film" simplesmente respondeu, "lol, não".

LDN_Film deixou ainda um esclarecimento: "Apenas tenham a noção que as pessoas que trabalham nestes filmes também são fãs; queremos que sejam bons. Quando são uma desilusão dá tanto cabo de nós como aos espectadores normais, se não mais, investimos sempre dois anos nisto. Não controlamos a montagem, o orçamento, o tempo ou as decisões ridículas tomadas pelos estúdios."

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.