O festival decorrerá virtualmente entre 6 e 23 de agosto apenas em território australiano, como resposta às "dramáticas disrupções ocorridas na indústria cinematográfica" em tempo de pandemia com o novo coronavírus, e com "um novo programa de filmes recém-lançados de todo o mundo".

De acordo com a programação, será exibido "Vitalina Varela", o premiado filme de Pedro Costa que já passou por mais de 50 festivais, tendo sido distinguido em Portugal, na Suíça, na Argentina, em França, Espanha e Estados Unidos.

Em estreia na Austrália, será ainda mostrado "A metamorfose dos pássaros", primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, uma ficção documental de traços biográficos, que teve uma estreia premiada este ano no festival de cinema de Berlim.

A estas duas produções portuguesas junta-se ainda, também em estreia, a curta-metragem documental "Lá fora as laranjas estão a crescer", produzida pela Terratreme e rodada numa isolada aldeia portuguesa pela realizadora sérvia Nevena Desivojevic, que vive e trabalha em Portugal.

O Festival Internacional de Cinema de Melbourne exibirá cerca de uma centena de filmes, entre curtas e longas-metragens, e abrirá com "First Cow", da realizadora norte-americana Kelly Reichardt.