O Festival Internacional de Cinema de Clermont-Ferrand, anunciou esta segunda-feira a programação para a 40ª edição, que terá lugar entre 2 e 10 de fevereiro de 2018 naquela cidade francesa.

De acordo com a Agência da Curta Metragem, os filmes "Coelho Mau", "Tudo o que imagino" e "A Gis" foram selecionados para a competição oficial do festival, considerado o mais importante da Europa dedicado à curta-metragem.

"Coelho Mau", de Carlos Conceição, foi selecionado para a competição nacional, uma vez que é uma coprodução luso-francesa. Centrado na relação entre dois irmãos (os atores João Arrais e Júlia Palha), o filme já tinha sido exibido este ano em Cannes.

Na seleção internacional está "Tudo o que imagino" (foto), de Leonor Noivo, que acompanha um grupo de amigos no bairro de Alcoitão (Cascais), no fim da adolescência.

E eles junta-se ainda a produção luso-brasileira "A Gis", documentário do realizador brasileiro Thiago Carvalhaes, sobre Gisberta Junior, a mulher transexual brasileira que foi assassinada em 2006, em Portugal.

Durante o festival acontece anualmente o fórum Euro Connection, de coprodução cinematográfica, no qual estará presente a realizadora Alexandra Ramires (conhecida como Xá), com o projeto de curta-metragem "Elo", a segunda que assina depois da animação "Água mole", feita com Laura Gonçalves.

O festival decorrerá de 2 a 10 de fevereiro em Clermont-Ferrand.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.