• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Tom Cruise, o ator que já foi aviador, agente secreto e estrela de rock

L.S.
11 abr 2013 00:00
Atualidade
  • cinema.sapo.pt
  • noticias
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • "Tom Cruise escreve histórias para Tom Cruise": ator Manny Jacinto explica porque foi quase excluído de "Top Gun: Maverick"
    L.S. · Atualidade · 18 jul 2024 12:58

    "Tom Cruise escreve histórias para Tom Cruise": ator Manny Jacinto explica porque foi quase excluído de "Top Gun: Maverick"

  • Oito filmes, 29 anos: as proezas mais extremas de Tom Cruise na saga "Missão: Impossível"
    L.S. · Atualidade · 23 mai 2025 12:12

    Oito filmes, 29 anos: as proezas mais extremas de Tom Cruise na saga "Missão: Impossível"

Este artigo tem mais de 12 anos
No dia da estreia do «blockbuster» «Esquecido», o SAPO Cinema recorda todos os filmes de Tom Cruise, dono de uma carreira multifacetada que inclui aviadores, agentes secretos, galãs românticos, vampiros, assassinos e samurais.
  • Realizado por Franco Zefirelli. Estreia de Tom Cruise no cinema, num pequeno papel num drama com Brooke Shields, cuja música teve muito mais sucesso que o filme. «Endless Love», então cantada por Diana Ross e Lionel Richie.
  • Realizado por Harold Becker. O segundo filme de Cruise, num raro papel de mau da fita, com Timothy Hutton e a estreia no cinema de Sean Penn.
  • Realizado por Francis Ford Coppola. Adaptação do romance de S.E.Hinton, com um elenco de jovens promessas: Emilio Estevez, Patrick Swayze, Ralph Macchio, Matt Dillon, C.Thomas Howell, Rob Lowe e Tom Cruise.
  • Realizado por Curtis Hanson. Comédia de adolescentes em que Tom contracena com Shelley Long, Jackie Earle Haley e John Stockwell (na imagem).
  • Realizado por Michael Chapman. Filme sobre futebol americano, com Lea Thomspon e Chris Penn (à direita na imagem).
  • Realizado por Paul Brickman. O filme que lançou Tom Cruise no estrelato, em que contracena com Rebecca De Mornay.
  • Realizado por Ridley Scott. Um conto de fadas negro com Mia Sara (na imagem) e Tim Curry, que foi na altura um «flop» mas entretanto se tornou um filme de culto.
  • Realizado por Tony Scott. O filme sobre pilotos de aviões que se tornou um emblema dos anos 80 e tornou Tom Cruise uma super-estrela. Kelly McGillis, Meg Ryan e Val Kilmer também apareciam.
  • Realizado por Martin Scorsese. Sequela, 25 anos depois, de «A Vida é um Jogo», que valeu a Paul Newman o Óscar de Melhor Ator.
  • Realizado por Roger Donaldson. Cruise faz malabarismo com garrafas em bares, num grande êxito com Elisabeth Shue e Bryan Brown.
  • Realizado por Barry Levinson. Um drama vencedor de quatro Óscares, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator, para Dustin Hoffman.
  • Realizado por Oliver Stone. Adaptação da auto-biografia de Ron Kovic, valeu a Tom a primeira nomeação ao Óscar de Melhor Ator e confirmou o seu estatuto de intérprete de primeira linha.
  • Realizado por Tony Scott. Filme sobre corridas de automóveis que ficou para a história por marcar o primeiro encontro entre Cruise e Nicole Kidman, que se tornaria a sua segunda mulher.
  • Realizado por Ron Howard. Cruise e Kidman voltam a encontrar-se num épico sobre imigrantes irlandeses nos EUA no final do século XIX.
  • Realizado por Rob Reiner. Drama de tribunal de grande popularidade baseado numa peça de Aaron Sorkin, com um Demi Moore, Kevin Bacon (na imagem) e um inesquecível Jack Nicholson.
  • Realizado por Sydney Pollack. Adaptação do romance de John Grisham, com Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman, Ed Harris e Holly Hunter.
  • Realizado por Brian De Palma. O filme que lançou a popularíssima série de fitas de ação, adaptada da célebre série de televisão, e que provou que Cruise podia ser um «action heroe».
  • Realizado por Cameron Crowe. Segunda nomeação ao Óscar de Melhor Ator para Cruise, numa comédia que valeu o Óscar a Cuba Gooding Jr. e lançou a carreira de Renée Zellweger..
  • Realizado por Neil Jordan. Adaptação do romance de Anne Rice, com Cruise como vampiro a contracenar com Brad Pitt, Antonio Banderas e uma muito jovem Kirsten Dunst.
  • Realizado por Stanley Kubrick. Último filme do grande cineasta e também a derradeira fita em que Cruise contracena com Nicole Kidman, controversa devido ao conteúdo sexual.
  • Realizado por Paul Thomas Anderson. Cruise recebeu a terceira nomeação ao Óscar por este filme, embora de Melhor Ator Secundário, num dos papéis mais elogiados da sua carreira.
  • Realizado por John Woo. Segunda fita da série sobre o espião Ethan Hunt, com Dougray Scott, Thandie Newton e Ving Rhames.
  • Realizado por Cameron Crowe. Remake de um filme espanhol de Alejandro Amenábar, com Cameron Diaz, Kurt Russell e Penélope Cruz, que se tornaria então namorada de Cruise.
  • Realizado por Steven Spielberg. Adaptação do romance de Philip K.Dick, com a visualização de tecnologias que se tornariam realidade do dia-a-dia poucos anos depois.
  • Realizado por Edward Zwick. Grande épico passado no Japão do século XIX, que introduziu Ken Watanabe ao cinema ocidental.
  • Realizado por Michael Mann. Um papel de vilão num filme muito elogiado, em que contracena com Jamie Foxx.
  • Realizado por Steven Spielberg. Versão atualizada do romance de H.G.Wells, com Dakota Fanning e Tim Robbins.
  • Realizado por J.J.Abrams. Terceiro filme da saga «Missão Impossível», com Philip Seymour Hoffman, Ving Rhames, Billy Crudup, Michelle Monaghan e<br />Jonathan Rhys Meyers.
  • Realizado por Robert Redford. Drama político com Redford, Meryl Streep e Andrew Garfield, o novo Homem-Aranha.
  • Realizado por Bryan Singer. História verídica sobre a tentativa de assassinar Hitler, com Kenneth Branagh, Bill Nighy, Eddie Izzard, Terence Stamp e Tom Wilkinson.
  • Realizado por Ben Stiller. Uma prestação secundária mas irreconhecível e inesquecível, numa comédia sobre o cinema com Stiller, Robert Downey Jr. e Jack Black.
  • Realizado por James Mangold. Comédia romântica e de ação, em que Cruise contracena pela segunda vez com Cameron Diaz.
  • Realizado por Brad Bird.  Uma das melhores fitas da série, com Jeremy Renner, Simon Pegg e Paula Patton.
  • Realizado por Adam Shankman. Tom Cruise interpreta a estrela de rock Stacee Jaxx, num musical ao som da música dos anos 80.
  • Realizado por Christopher McQuarrie. O ator interpreta o herói do título, que protagoniza uma série de livros de Lee Child, neste caso concreto o romance «One Shot».
  • Realizado por Joseph Kosinski. Tom Cruise é um dos últimos homens na Terra no ano 2154, num filme de ficção-científica a fazer lembrar alguns clássicos do género dos anos 70.
  • Cruzamento de «O Feitiço do Tempo» com «Soldados do Espaço», o filme de Doug Liman é já um dos «blockbusters» mais elogiados do ano, com Cruise no papel de um soldado que está sempre a reviver o mesmo dia, tendo mudar-lhe o desfecho: a sua morte em combate e a destruição da Terra por aliengíenas.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • "Tom Cruise escreve histórias para Tom Cruise": ator Manny Jacinto explica porque foi quase excluído de "Top Gun: Maverick"
    L.S. · Atualidade · 18 jul 2024 12:58

    "Tom Cruise escreve histórias para Tom Cruise": ator Manny Jacinto explica porque foi quase excluído de "Top Gun: Maverick"

  • Oito filmes, 29 anos: as proezas mais extremas de Tom Cruise na saga "Missão: Impossível"
    L.S. · Atualidade · 23 mai 2025 12:12

    Oito filmes, 29 anos: as proezas mais extremas de Tom Cruise na saga "Missão: Impossível"

Em destaque

  • "Nesta história, as mulheres são mestras da manipulação": à conversa com Lara Pulver, atriz de "Terra de Bandidos"
    SAPO Mag · Séries · 15 jun 2025 18:47

    "Nesta história, as mulheres são mestras da manipulação": à conversa com Lara Pulver, atriz de "Terra de Bandidos"

    por Gonçalo Sá
  • Pianista Maria João Pires anuncia afastamento dos palcos "por algum tempo" devido a problema de saúde
    SAPO Mag / Lusa · Música · 15 jun 2025 22:57

    Pianista Maria João Pires anuncia afastamento dos palcos "por algum tempo" devido a problema de saúde

  • Febre de sábado à noite com Jamie xx e 'girl power' de HAIM e Wet Leg no Primavera Sound Porto
    Música · 15 jun 2025 03:50

    Febre de sábado à noite com Jamie xx e 'girl power' de HAIM e Wet Leg no Primavera Sound Porto

    por Tiago David
  • Morreu o guitarrista Luís Fernando, pioneiro do rock português e criador de "Baby Suicida"
    SAPO Mag / Lusa · Música · 15 jun 2025 11:16

    Morreu o guitarrista Luís Fernando, pioneiro do rock português e criador de "Baby Suicida"

Últimas

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 16 jun 2025 00:19

    Rapper brasileiro Matuê vai atuar no Mateus Fest de Viseu

  • SAPO Mag / Lusa · Atualidade · 16 jun 2025 00:16

    Festival de Cinema de Guadalajara encerra com homenagem a Maria de Medeiros

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 15 jun 2025 22:57

    Pianista Maria João Pires anuncia afastamento dos palcos "por algum tempo" devido a problema de saúde

  • SAPO Mag · Séries · 15 jun 2025 18:47

    "Nesta história, as mulheres são mestras da manipulação": à conversa com Lara Pulver, atriz de "Terra de Bandidos"

    por Gonçalo Sá
  • SAPO Mag / Lusa · Música · 15 jun 2025 11:16

    Morreu o guitarrista Luís Fernando, pioneiro do rock português e criador de "Baby Suicida"

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 15 jun 2025 11:08

    Festival de Piano de Oeiras vai homenagear Bach e Ravel. A entrada é gratuita

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay