É a primeira adaptação ao cinema de um romance de António Lobo Antunes e abre hoje a terceira edição do Douro Film Harvest. A realização é de Solveig Nordlund.
A terceira edição do Festival Douro Film Harvest (DFH) abre hoje em Alijó com cinco filmes a disputar o prémio principal, um ciclo dedicado ao Brasil e uma homenagem ao decano dos realizadores portugueses, Manoel de Oliveira.
O número de espetadores nas salas de cinema portuguesas diminuiu 6,7 por cento entre janeiro e agosto, comparativamente a igual período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A realizadora franco-iraniana Marjane Satrapi descreve o seu novo filme, «Poulet aux Prunes», exibido no Festival de Cinema de Veneza, como uma «história de amor pelo amor».
Al Pacino não sabe o que lhe há de chamar, mas sabe que «Wilde Salome», a obra que foi mostrar como ator e realizador ao Festival de Cinema de Veneza, não é um filme nem um documentário.
No seu 16º aniversário, o SAPO celebra o talento, a solidariedade, a criatividade, a ciência e o orgulho de Portugal e dos portugueses. Eis algumas das figuras que o SAPO distingue na área do cinema.
É um dos filmes mais falados da rentrée cinematográfica e já há quem comece a falar dele para os Óscares. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões dos portugueses na antestreia de «Assim é o Amor».
O novo filme do realizador espanhol Pedro Almodôvar, «La piel que habito», que hoje se estreia nos cinemas espanhóis, tem um ‘cheirinho’ português com o uso de louças da marca Vista Alegre Atlantis.
«The Ides of March», de George Clooney, e «Carnage», de Roman Polanski, foram ambos aplaudidos nas respetivas projeções de imprensa no Festival de Cinema de Veneza, cuja 68ª edição começou ontem.
A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, retoma hoje a sua atividade regular com uma nova temporada de programação, que inclui retrospetivas dedicadas aos recém-falecidos Pedro Hestnes e Raúl Ruiz, e ao centenário de Nicholas Ray.
Antes da tragédia do 11 de Setembro, o World Trade Center era presença regular no cinema, em filmes tão díspares como «Nova Iorque 1997» ou a versão de 1976 de «King Kong». Recordamos a seguir as Torres Gémeas no grande ecrã.
O Festival de Cinema de Veneza começa hoje em Itália, assinalando o regresso ao ativo do realizador Roman Polanski e apresentando dois filmes portugueses, na secção Horizontes.
«Assim é o Amor» pode ser o filme que garante o Óscar a Christopher Plummer. Esta história da relação entre um filho com traumas e um pai que assume a sua homossexualidade depois da morte da mulher, é a nossa estreia da semana.
Um filme simples e de apelo universal: é desta forma que o realizador Mike Mills e a atriz Mélanie Laurent descrevem «Assim é o Amor», drama ancorado na relação entre um pai e um filho.
Alguns dos filmes portugueses com estreia prevista para breve inspiram-se em figuras reais, como o general Humberto Delgado, o cônsul Aristides de Sousa Mendes e Florbela Espanca.
A informação surgiu hoje no Facebook: o Estoril Film Festival, organizado pelo produtor Paulo Branco, vai passar a chamar-se Lisbon & Estoril Film Festival e vai decorrer este ano entre 04 e 13 de novembro.
É porventura o tema de abordagem mais sensível da última década, um evento traumático à escala mundial que o cinema tem tratado com doses variáveis de cuidado em filmes como «Voo 93» e «World Trade Center».
Depois «Delírio em Las Vegas», Johnny Depp regressa ao universo de Hunter S. Thompson com uma adaptação do romance «The Rum Diary», cujo primeiro trailer já está na internet.
A chegada de «Conan, o Bárbaro» às salas portuguesas serviu de mote a uma celebração que arrancou na antestreia em Lisboa e se prolongou por uma «Festa Bárbara», na discoteca Twins Tejo, onde o SAPO esteve presente.
A programação final da terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), a decorrer de 05 a 11 de setembro, foi apresentada hoje em Vidago e tem em cartaz a antestreia europeia de «Escaping Robert Parker».
Não é uma pessoa. Não é uma instituição. Mas mais português este projeto não podia ser. O filme «O que há de novo no amor?» entra na nossa lista do que de melhor se faz em Portugal.
Com um currículo imenso na publicidade e nos telediscos, o diretor de fotografia André Szankowski deixou toda a gente de queixo caído na sua estreia na longa-metragem para cinema: «Mistérios de Lisboa».
O filme «A Viagem», do realizador Simão Cayatte, foi uma das 16 curtas-metragens a concurso na secção Cinéfondation do festival de Cinema de Cannes. Foi uma das poucas presenças portuguesas na última edição do festival e entra na nossa lista.
Com 22 anos, é um dos jovens atores mais promissores da sua geração, com um vasto currículo teatral, papéis de relevo em cinema e uma estreia para breve na realização.