Com 22 anos, é um dos jovens atores mais promissores da sua geração, com um vasto currículo teatral, papéis de relevo em cinema e uma estreia para breve na realização.
Os bilhetes para as sessões da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, vão passar a custar três euros, um aumento de 50 cêntimos face ao preço anterior, informa a instituição na sua página oficial na Internet.
Alguns artistas sonham cá dentro com o sucesso lá fora. Sara Barbas foi mesmo à procura dele em Inglaterra e conseguiu um lugar no mundo da animação internacional, com passagem pelo universo de «Wallace e Gromit».
Nunca um português tinha vencido uma Palma de Ouro em Cannes. Foi um jovem, na altura com 25 anos, ainda como estudante de cinema no Conservatório, a arrecadar, em 2009, o galardão no festival de cinema com maior projeção em todo o mundo.
Talvez seja a jovem atriz portuguesa com o currículo mais interessante para a sua idade. Com apenas 24 anos, Catarina Wallenstein já participou em oito longas-metragens várias séries de televisão.
É um dos nomes mais badalados do momento no cinema português. O documentário «José e Pilar» mostrou ao mundo um lado íntimo do casal José Saramago/Pilar Del Rio que muitos não conheciam. E para Miguel, foi muito mais do que um projeto.
O filme «Autobiografia de Nicolae Ceauseascu», documentário do realizador Andrei Ujica sobre os 25 anos de ditadura romena, chega esta semana aos cinemas portugueses.
«Viva Ruiz» é o nome do ciclo que pretende homenagear o realizador chileno Raúl Ruiz, recentemente falecido, e cuja obra-prima é «Mistérios de Lisboa». Entre 25 e 31 de agosto serão exibidos sete filmes do cineasta, no cinema King, em Lisboa.
Os atores fetiche de Raúl Ruiz, nomeadamente Catherine Deneuve, Melvil Poupaud, Michel Piccoli e Chiara Mastroianni, despediram-se do realizador chileno, que morreu na sexta-feira, nas cerimónias fúnebres que hoje decorreram em Paris.
A livraria de viagens que inspirou a popular comédia romântica «Notting Hill» vai fechar ao fim de 32 anos, apesar de se ter transformado numa verdadeira atração turística da capital britânica.
Após Rita Nunes e Júlio Alves, o «Nimas Convida» recebe na sua terceira edição o multifacetado Filipe Melo, com uma amostra do seu trabalho no cinema, na televisão e na banda desenhada.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, lamentou hoje a morte do cineasta chileno Raúl Ruiz, classificando-o «um realizador de exceção que estabeleceu com Portugal uma relação quase umbilical».
Raúl Ruiz, hoje falecido em Paris, era «um homem excecional, de uma qualidade humana invulgar, grande inteligência, com uma vasta cultura e um grande talento», disse o argumentista Carlos Saboga.
«O cinema servia para o Raúl Ruiz descobrir coisas», disse à Lusa o realizador António-Pedro Vasconcelos que afirmou que a morte, hoje em Paris, do cineasta chileno «é uma enorme perda».
«Vou recordar 35 anos de amizade, de um contacto excecional, e um poder de invenção único», disse ao SAPO o produtor Paulo Branco, associado de longa data do realizador Raúl Ruiz, que garantiu ainda prosseguir com o último projeto do cineasta.
Raúl Ruiz, um dos mais arrojados realizadores do cinema mundial, autor do elogiadíssimo «Mistérios de Lisboa», morreu hoje aos 70 anos, em Paris, vítima de doença prolongada.
O realizador britânico Ridley Scott comprometeu-se com a produtora Alcon Entertainment a rodar e produzir um novo filme do seu clássico «Blade Runner - Perigo Iminente», noticiou o portal especializado Deadline.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o diretor do Festival de Cannes, Gilles Jacob, prestaram hoje homenagem ao cineasta Raúl Ruiz, falecido em Paris, definindo-o como «digno herdeiro» dos irmãos Lumière.
Com «Green Lantern - Lanterna Verde» já nas salas de cinema, recordamos as outras adaptações da DC Comics ao grande ecrã, desde os filmes de Super-Homem e Batman às versões de «Caminho para Perdição» e «RED - Perigosos».
Um ciclo de cinema romeno decorre a partir de sexta-feira no Espaço Nimas, em Lisboa, em antecipação e como complemento da estreia de um documentário sobre a vida do ditador romeno Nicolau Ceausescu, a 25 de agosto.
O novo filme da realizadora Teresa Villaverde chega às salas de cinema nacionais a 08 de setembro, dois dias depois de ser exibido no Festival de Veneza, disse à Lusa fonte da produtora da longa-metragem.