O projecto «Papel de Natal», que apresenta a personagem de cartão Dodu, arrisca-se a ficar parado, porque está dependente do apoio financeiro do Fundo de Investimento do Cinema e Audiovisual (FICA) e este está actualmente inactivo.
Três curtas-metragens portuguesas foram selecionadas para categorias competitivas do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi, que decorrerá este mês, que conta ainda na programação com mais quatro filmes nacionais.
A autobiografia ficcionada do falecido Graham Chapman, «A Liar's Autobiography», vai voltar a reunir os membros vivos dos Monty Python no cinema, desta vez num filme de animação.
Longe das colinas de Hollywood, a Pixar revolucionou em 25 anos a indústria do cinema, ao introduzir a digitalização no mundo da animação tradicional e ao tornar-se um dos estúdios mais lucrativos da história com uma dezena de filmes.
Um grupo de amigos, que são também estrelas do cinema francês, fez um filme sobre outro grupo de amigos em crise geracional. O SAPO falou com o ator Benoît Magimel sobre «Pequenas Mentiras Entre Amigos», que acaba de estrear.
A história da amizade entre um jovem e o seu cavalo com a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo é o tema de «War Horse», o próximo filme de Steven Spielberg. O primeiro trailer já está na internet.
A mais recente longa-metragem de Hugo Vieira da Silva, «Swans», vai estrear-se a 14 de julho em mais de 20 cinemas da Alemanha, antes de poder ser visto nas salas portuguesas, anunciou a produtora Midas.
O Governo anunciou que vai «ter em conta os resultados de bilheteira e o número de espetadores obtidos pelos filmes anteriores» dos candidatos a apoios, o que António-Pedro Vasconcelos considerou um «propósito justo».
Brad Bird, o realizador de «Ratatui» e «The Incredibles - Os Super-Heróis», deixa a animação e assina o quarto filme da série «Missão Impossível». O primeiro «trailer» já está na internet.
O filme do português Gonçalo Tocha «É na Terra não é na Lua», sobre a vida na ilha açoriana do Corvo, foi o vencedor da competição internacional do IX DocLisboa.
As três dimensões, uma nova co-protagonista e outras novas aquisições para o elenco são algumas das novidades em «Transformers 3», a nossa estreia da semana no «e-Cinema».
Das exigências de Michael Bay, ao despedimento de Megan Fox, passando pela entrada de Leonard Nimoy no elenco vocal, o SAPO Cinema anota as dez melhores histórias à volta de «Transformers 3». A fita chega hoje às salas de cinema portuguesas.
A presidente da Associação Portuguesa de Realizadores disse hoje, comentando o Programa do Governo para a Cultura, que «pensar que a bilheteira vai ser o suporte do cinema português, ou mesmo do outro cinema, dá vontade de rir».
As sessões de cinema ao ar livre do CineConchas vão animar, pela quarta vez, as noites de Julho na Quinta das Conchas, no Lumiar, em Lisboa. o filme de abertura é «José e Pilar».
Ana Markl apresenta hoje, às 19h00, o livro «O Senhor do Adeus - Tertúlia Semanal de Cinema», na Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, com Marco Rodrigues a cantar «O Homem do Saldanha», em tributo a João Manuel Serra.
O actor britânico Jeremy Irons será o protagonista da adaptação para o cinema de «Comboio Nocturno para Lisboa», livro de Pascal Mercier, pseudónimo literário do filósofo Peter Bieri, avança a revista norte-americana Variety.
Penélope Cruz, Pedro Almodóvar e Antonio Banderas estão entre as 25 estrelas espanholas a serem homenageadas com uma placa no novo passeio da fama de Madrid, que foi inaugurado ontem.
A actriz Michelle Yeoh, que irá desempenhar o papel do Nobel da Paz Aung San Suu Kyi no grande ecrã, foi expulsa da Birmânia e colocada numa lista negra de personalidades que estão proibidas de entrar no país.
Com «Carros 2» prestes a chegar às salas de cinema, a Pixar já começou a promover o seu filme de 2012, «Brave», uma aventura passada na Escócia, cujo primeiro «teaser» já está na internet.
A edição de 2011 do VistaCurta – Festival de Curtas de Viseu, que se realiza de 4 a 21 de julho, vai ter 21 filmes a concurso, escolhidos entre 69 curtas-metragens enviadas para apreciação, disse hoje fonte da organização.
A cineasta iraniana e militante dos direitos da mulher Mahnaz Mohammadi foi detida no domingo em Teerão por membros dos serviços de segurança não identificados, segundo o site da oposição Kaleme.com.