António Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, que promove o Avanca 2012, disse à agência Lusa que, no total, serão exibidos 106 filmes, incluindo os 51 filmes da competição oficial do festival e um panorama do cinema português. As obras a concurso foram selecionadas entre os 2.402 filmes de longa e curta-metragem recebidos, abarcando a ficção, a animação e o documentário, produzidos em 69 países.

O Avanca 2012 tem hoje um pré-arranque com sessões dirigidas especialmente aos voluntários que trabalham no festival, onde serão exibidos os filmes premiados na edição do ano passado e alguns filmes nacionais que não estão em competição.

«É uma forma de proporcionar aos voluntários que estão a montar o festival a possibilidade de ver cinema de qualidade», disse Costa Valente.

As sessões, abertas ao público em geral, vão decorrer até 23 de julho no Multimeios da Escola Egas Moniz, em Estarreja, às 09h30, 14h00, 18h00 e 22h00.

O programa do festival inclui ainda cinco worskhops sob diversas temáticas, onde os participantes vão poder produzir pequenos filmes.

O destaque vai para um workshop promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, dirigido especialmente a cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais, onde serão produzidos pequenos filmes de suporte para serem utilizados na cerimónia de entrega dos prémios Sophia [prémios portugueses de cinema].

Este workshop terá como orientadores o produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a atriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o diretor de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira.

Em paralelo ao festival, decorrerá a
Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação que, pela terceira vez, pretende reunir em Estarreja investigadores e académicos de vários países para debaterem temas relacionados com o cinema.

Na edição do ano passado, 180 investigadores e académicos de 24 países apresentaram comunicações sobre as investigações mais recentes em torno do cinema.

Em cada edição, a melhor comunicação apresentada é distinguida com o «Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador», que procura estimular a investigação na área de abrangência da conferência.

O Avanca 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, Escola Superior de Artes do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, entre outras entidades.