O espetáculo “Maria do Mar”, hoje às 21:00, no Teatro S. Carlos, em Lisboa, acontece no dia em que o pianista e compositor completaria 43 anos, e apresenta pela primeira vez ao público a Casa Bernardo Sassetti, uma associação dedicada ao estudo e à divulgação da obra do artista.

A composição "Maria do Mar" foi estreada em Lisboa, juntamente com a cópia restaurada do filme, no dia 11 de março de 2000, no grande auditório da Culturgest, interpretada pelo compositor, pela Sinfonietta de Lisboa e pela cantora Filipa Pais.

O compositor foi convidado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para compor uma nova partitura musical, quando o filme mudo de 1930, “Maria do Mar”, de Leitão de Barros, foi novamente restaurado nos respetivos laboratórios.

Hoje, no S. Carlos, volta a exibir-se a película com a Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e a participação de Filipa Pais e do pianista Francisco Sassetti.

"Noite", da banda sonora do filme "Alice", de Marco Martins:

A Associação Casa Bernardo Sassetti foi criada em setembro passado, com o fito de “divulgar o enorme e extraordinário legado do músico, intérprete, realizador e fotógrafo”, segundo um comunicado desta instituição.

Para este ano, a Casa Bernardo Sassetti projeta editar a gravação de “Maria do Mar - Versão Suite”, em CD, realizada em 2010, com o apoio da Associação Musical Ricercare, interpretada pela Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, com Filipa Pais e Bernardo Sassetti ao piano. A Cinemateca Portuguesa, por seu turno, conta editar em DVD o filme com a referida gravação.

Em comunicado, a Casa Bernardo Sassetti esclarece que foi criada “com o objetivo de responder à procura crescente do público em relação à obra de Bernardo Sassetti”.

Esta associação, “com uma relação estreita com os herdeiros [do artista], tem acesso ao imenso espólio de Bernardo Sassetti”, o que aponta como “fundamental para a divulgação e estudo do seu trabalho enquanto músico, compositor, fotógrafo e realizador”.

A Casa Bernardo Sassetti visa também “divulgar nacional e internacionalmente o trabalho conhecido e inédito do artista e facilitar o acesso dos profissionais da música e do público em geral ao vasto espólio disponível”.

Bernardo Sassetti, numa entrevista a Maria João Seixas, descreveu-se como "um terrestre que caminha de uma forma muito aérea, muito suspensa, à procura de qualquer coisa, sobretudo na música, que ainda não sabe muito bem o que é”.

Bernardo Sassetti Trio - "Homecoming Queen":

Nascido em Lisboa a 24 de junho de 1970, bisneto de Sidónio Pais, antigo Presidente da República, e sobrinho neto do compositor Luís de Freitas Branco, era casado com a atriz Beatriz Batarda, com quem teve duas filhas. Começou a estudar piano aos nove anos, teve formação clássica, mas foi no jazz que fez caminho, influenciado por Bill Evans.

O percurso, feito desde os 18 anos, quando começou a tocar com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, foi transversal na música portuguesa, tendo trabalhado com músicos do jazz, do fado, da pop rock e do hip hop.

Viveu em Londres e em Espanha e gravou o primeiro álbum, "Sassetti", com 23 anos, rodeado de músicos amigos e influenciado pelos sons latinos.

"Noturno", de 2002, o seu terceiro álbum, que gravou com Carlos Barretto e Alexandre Frazão, atraiu as atenções da crítica, já depois de ter tocado com vários músicos estrangeiros, entre os quais o trompetista Guy Barker, com quem gravou um disco ao lado da Orquestra Filarmónica de Londres.

Entre os últimos registos do pianista contam-se "Carlos do Carmo - Bernardo Sassetti", uma participação no disco "Mútuo Consentimento", de Sérgio Godinho, e "3 Pianos", com Mário Laginha e Pedro Burmester.

A morte do músico foi conhecida no dia 11 de maio de 2012. Sassetti terá caído de uma falésia e o seu corpo foi encontrado sem vida, na praia do Abano, em Cascais.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.