O “fadista moderno” – como o descreve a organização do festival – António Zambujo vai apresentar o seu último álbum, “Quinto”.

“António reinventa uma vez mais o fado, colocando-se, ao mesmo tempo, enquanto garante da tradição e pioneiro na inovação. Ele reivindica a herança de Amália, mas não hesita em cometer algumas infidelidades ao fado das origens. Explora universos lusófonos, da morna cabo-verdiana à bossa nova brasileira, dando um toque universal a uma música profundamente enraizada na tradição ibérica”, anuncia o cartaz.

Depois do sucesso do projeto com o grupo Amparanoia, com Manu Chao, Amparo Sánchez apresenta na sala L´Alhambra o segundo álbum a solo, “Alma de Cantaora”.

O “Festival au Fil des Voix – Musiques du Monde” decorre entre quinta-feira e dia 16, na capital francesa.

A inauguração do palco, na quinta-feira, fica a cargo da espanhola Sílvia Pérez Cruz, que atuou na primeira parte da estreia a solo de António Zambujo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em dezembro do ano passado, e de Yasmine Lévy, nascida em Jerusalém, e cuja música conjuga o ladino com o flamenco.

Do cartaz do festival fazem ainda parte o franco haitiano Carlton Rara e o maliano Cheick Tidiane Seck, os franceses Lo Còr de La plana e o italiano Vinicio Capossela, Kamilya Jubran & Sarah Murcia e Neshtiman, e os argelinos Houria Aichi e Abdelkader Chaou.

@Lusa