O mote para esta celebração da música pop rock portuguesa são os vinte anos da realização do "Portugal ao Vivo", evento com vários concertos de bandas nacionais em 1993, que mobilizou mais de 40 mil pessoas, sobretudo adolescentes, no antigo estádio José de Alvalade, em Lisboa.

Nesse ano atuaram os Sitiados, de João Aguardela, os Xutos & Pontapés, os Delfins, a Sétima Legião.

A eles juntaram-se também os Madredeus, ainda com a primeira formação, com Teresa Salgueiro, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Francisco Ribeiro ao lado de Pedro Ayres Magalhães, e o grupo Resistência, que congregava músicos de outras bandas.

Vinte anos depois, a música portuguesa sofreu alterações, o mercado discográfico também mudou, devido à crise muitas bandas e editoras desapareceram e outras foram criadas e surgiu ainda a Internet e novas formas de divulgação.

No novo "Portugal ao vivo", alguns dos músicos que tocaram há vinte anos voltarão a subir ao palco de um estádio de futebol, em particular no sábado: Lá estarão a Sétima Legião, os Madredeus, que tem apenas Pedro Ayres Magalhães deste a fundação, os Resistência e os Xutos & Pontapés, o mais duradouro dos grupos rock portugueses.

Com eles, no sábado, estarão outros veteranos, os GNR, que em 1993 estavam ainda a divulgar os sucessos do álbum "Rock in Rio Douro", que tinha as canções "Sangue Oculto", "Pronúncia do Norte", "Ana Lee" e "Sub-16".

No entanto, antes de entrarem em cena os mais velhos, o Portugal ao Vivo arrancará na sexta-feira com músicos que, com exceção de Pedro Abrunhosa, há vinte anos estavam no final da adolescência ou a entrar na idade adulta.

O primeiro a atuar é Miguel Araújo, músico dos Azeitonas que lançou em 2012 o álbum a solo, "Cinco dias e meio", entrando depois os Wraygunn, com as canções de "L'art brut", os Deolinda, que se apresentarão com os percussionistas Sérgio Nascimento e António Serginho.

Perto da meia-noite atuarão os The Gift e, a fechar, Pedro Abrunhosa.

Os The Gift, dos irmãos John e Nuno Gonçalves, só se formaram em 1994 em Alcobaça, no mesmo ano em que também saiu o primeiro álbum de Pedro Abrunhosa, intitulado "Viagens".

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.