Para o bem e para o mal, o impacto dos samples na música moderna tem sido enorme. No passado recente são inúmeros os êxitos construídos em cima de loops de outras músicas já existentes.

Obviamente existem músicas que atraem mais do que outras para quem os utiliza, não querendo ferir susceptibilidades existem alguns casos em que simplesmente começa a ser demasiado.

Em baixo poderão confirmar as 10 músicas mais "sampladas" de sempre:

10 - Bob James – “Nautilus”

No último lugar desta lista, "Nautilus” de Bob James, lançada em 1974 é uma das músicas mais sampladas na historia do hip-hop. São inúmeras as partes possíveis de samplar, sem sequercontar com a batida. Utilizada em músicas de: A Tribe Called Quest, Wu-Tang Clan, Run DMC com a clássica “Beats To The Rhyme” ou Public Enemy.

09 - James Brown – “Payback”

Música lançada em 1973 caracterizada por uma linha de baixo única. Já foi samplada por artistas como 2Pac, LL Cool J, Ice Cube, Redman entre outros.

08 - Kool & The Gang - “N.T.”

A “NT” é uma música com influências Funk e Jazz. Os breaks e a envolvência da música parecem saídos de qualquer grande êxito de hip-hop. Lançada em 1971, fez a sua primeira grande aparição como sample na música “Gangsta Gangsta” dos NWA e já entrou em músicas de artista de topo como os De La Soul, Public Enemy, A Tribe Called Quest e muitos outros.

07 - George Clinton - “Atomic Dog”

Excelente música de 1982, apelidada por alguns a melhor música funk de sempre. É sem dúvida uma das mais samplada por outros artistas. Possivelmente já a ouviu em grandes êxitos como “Who Am I (What’s My Name)?” de Snoop Doggy Dogg ou “Fuck wit Dre Day” por Dr Dre entre muitos, muitos outros.

06 - Melvin Bliss - “Synthetic Substitution”

Possivelmente se não fosse a moda do sampling no hiphop, Melvin Bliss seria um perfeito desconhecido. Como não é o caso a música Synthetic Substitution já foi samplada por artistas como Big Daddy Kane, Public Enemy, EPMD ou De La Soul.

05 - James Brown – “Funky President (People It’s Bad)”

A Tribe Called Quest, Beastie Boys, Nas, Run DMC foram alguns dos artistas que samplaram este clássico que, segundo James Brown, se refere ao ex-presidente americano Gerald Ford que tinha tomado posse no mesmo ano de lançamento do êxito, 1974.

04 - Lynn Collins - “Think (About It)”

Gravado por Lyn Collins e lançado como um single pela People Records de James Brown em 1972. “Think” foi produzida por James Brown e conta com o instrumental pela sua banda, os JB. Outras obras primas foram construídas em cima desta, casos de “Rock”It Takes Two”” de Rob Base e DJ E-Z rock entre muitas outras.

03 - The Honey Drippers - “Impeach The President”

Música de 1973 com uma batida aparentemente simples, é uma daquelas músicas que afecta um grande número de artistas hip-hop, que preferindo homenagear o seu autor, a prefere samplar do que recriar. Poderá inclusive ser ouvida em músicas de outros estilos musicais como “That’s The Way Love Goes” de Janet Jackson , “Mr. Loverman” de Shaggy ou a música pop “Bitch de Meridth Brooks.

02 - Sly & The Family Stone - “Sing A Simple Song”

“Sing a Simple Song” foi lançada em 1968 como o b-side do seu grande exito “Everyday People”. Alvo de versões cover de artistas como Diana Ross & the Supremes, The Temptations, The Jackson 5, The Commodores, Miles Davis, The Meters, Jimi Hendrix e Prince. Já foi também samplada por grandes artistas hip-hop como 2Pac, Public Enemy, Digital Underground, Cypress Hill, Gorillaz e muitos outros.

01 - James Brown – “Funky Drummer”

Em primeiro lugar da nossa lista fica a Funky Drummer de James Brown. Gravada em Cincinnati, no dia 20 Novembro de 1969 e lançada pela King Records, o próprio baterista é louvado por James Brown no decorrer da música. A música já foi samplada por um vasto número de artistas de onde se destaca Prince, Public Enemy, Mos Def, Sinead O'Connor, Pharcycle, Mobb Deep, Dr Dre entre muitos outros.

Paulo Costa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.