Marília Mendonça morreu em novembro de 2021. A artista brasileira tinha 26 anos.

A Polícia Civil de Minas Gerais, no Brasil, deu como terminado a inquérito sobre o acidente de avião que vitimou a cantora e outras seis pessoa.

Em conferência imprensa, que decorreu esta quarta-feira, 4 de outubro, as autoridades sublinharam que, depois de descartarem três linhas de investigação – falha mecânica, problema súbito e atentado – passaram a analisar a manobra realizada pela tripulação no momento de aterragem no Aeroporto de Caratinga.

Segundo a Polícia Civil, a possibilidade de uma falha mecânica foi descartadas após a perícia levada a cabo pelo Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em maio deste ano.

O relatório adianta que não existiu qualquer falha mecânica, mas uma possível "avaliação inadequada" por parte do piloto.

Marília Mendonça na Altice Arena, em Lisboa

Marília Mendonça era uma das novas grandes estrelas da música brasileira. Ao contrário das canções de Ivete Sangalo, Anitta e companhia, os temas da cantora não eram festivos: o sofrimento está presente em todas as letras e há quem lhe chamasse de "Adele brasileira". A artista, conhecida como a "cantora do sofrimento (ou da sofrência)" estreou-se em Lisboa, na Altice Arena, em 2019.

Aos 26 anos, Maria Dias Mendonça esgotava concertos, vendia milhares de discos e batia recordes nos serviços de streaming. Segundo o El País, a artista tornou-se numa das cantoras mais ouvidas no Youtube Brasil, conseguindo superar Ariana Grande, Shakira, Taylor Swift e Adele - por exemplo, o vídeo do single "Infiel" (2015) soma mais de 300 000 000 visualizações. Já no Spotify, mais de dois milhões de pessoas ouvem os temas da cantora por mês.

Mas a carreira de Marília Mendonça começou nos bastidores. Aos 15 anos, a artista começou a trabalhar na agência WorkShow e a escrever temas para outros cantores brasileiros. "No escritório, esperaram que chegasse a hora certa para me lançar", contou ao portal UOL. Anos depois, em 2015, Marília atuou pela primeira vez para uma pequena multidão: o concerto correu bem e desde então nunca mais parou - são mais de 15 concertos por mês em eventos que recebem mais de 10 mil pessoas.