
"Álbuns - lembram-se deles? Os álbuns ainda importam. Os álbuns, como os livros e as vidas dos negros, ainda importam", garantiu Prince num dos discursos do evento decorrido no Staples Center, em Los Angeles. E a entrega do galardão de Álbum do Ano a um dos discos mais elogiados de 2014, "Morning Phase", de Beck, pareceu dar razão à voz de "Purple Rain", demovendo alguma desconfiança dos mais críticos em relação às escolhas dos prémios da National Academy of Recording Arts and Sciences.
Na corrida ao galardão concorriam ainda Beyoncé e Sam Smith, os dois artistas mais nomeados desta edição dos Grammys, em seis categorias cada, e Ed Sheeran e Pharrell Williams. A cantora de "Drunk in Love" acabou por vencer em três categorias (Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B, ambas por esse tema, e Melhor Álbum com Som Surround) e o britânico distinguiu-se em quatro (Canção do Ano, Melhor Novo Artista, Melhor Álbum de Pop Vocal e Gravação do Ano).
"Quero agradecer à pessoa por quem me apaixonei. Obrigado por me partires o coração no ano passado, porque me fizeste ganhar quatro Grammy", disse Smith no seu discurso de agradecimento pelo prémio de Gravação do Ano. Já Beck deixou agradecimentos aos seus filhos por "se manterem acordados mais tempo que o habitual", uma vez que o disco foi produzido maioritariamente em sua casa.
Entre outros premiados das principais categorias constaram Jack White (Melhor Performance Rock), Pharrel Williams (Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, Melhor Performance de Pop Vocal, Melhor Videoclip), Eminem (Melhor Álbum Rap), Kendrick Lamar (Melhor Canção Rap, Melhor Performance Rap), St.Vincent (Melhor Álbum Alternativo) ou a surpresa de Aphex Twin (Melhor Álbum de Dança/Eletrónica). Fique a par da lista de premiados das categorias principais.
"In God We Trust" e "Highway to Hell", temas que marcaram a estreia dos AC/DC nos Grammys, deram início a uma cerimónia que acolheu também atuações de Annie Lennox, Beyoncé, Sia, Katy Perry, Common e John Legend com "Glory", Tony Bennett e Lady Gaga em "Cheek to Cheek", Sam Smith e Mary J Blige juntos em "Stay With Me", Pharrell numa versão alternativa de "Happy" ao lado de Lang Lang e Hans Zimmer, a parceria de Rihanna, Kanye West e Paul McCartney em "FourFiveSeconds" ou Madonna a tourear bailarinos no novo single, "Living for Love". Além da música e dos prémios, destacou-se ainda a intervenção de Barack Obama através de um vídeo, num apelo contra a violência doméstica.
@SAPO/Lusa
Comentários